Por:

CAPS de São João de Meriti visita o Palácio Quitandinha, em Petrópolis

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Vonica de São João de Meriti participaram de um passeio especial ao Palácio Quitandinha (Centro Cultural Sesc Quitandinha), em Petrópolis, através do programa Me Leva RJ, uma iniciativa do Governo do Estado. A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora e terapêutica aos participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer um dos principais pontos históricos e culturais da Cidade Imperial.

Durante a visita guiada com a mediadora Samara Medeiros, os usuários percorreram os salões luxuosos do hotel-cassino, transformado em um espaço dedicado à cultura e à arte, mantendo viva a memória da cidade. Em cada ambiente, o grupo descobriu detalhes da história e apreciou a arquitetura grandiosa da estrutura. O passeio também contou com momentos de lazer e interação entre os participantes, reforçando o aspecto inclusivo e socializante da ação.

O programa Me Leva RJ tem como objetivo proporcionar acesso a experiências culturais e turísticas a diversos grupos sociais, promovendo a inclusão e a oportunidade de conhecer pontos turísticos gratuitamente. Além do Quitandinha, o programa também realiza passeios no Museu Imperial de Petrópolis, AquaRio, Cristo Redentor, Maracanã, BioParque, dentre outros.

A oficineira do CAPS III Vonica, Rafaela Gonçalves, destacou a importância da experiência para os usuários. "Essa atividade extramuros é uma das ações mais eficientes, pois vai além do tratamento convencional e contribui para a qualidade de vida de todos integrantes do grupo. Isso significa ocupar territórios, promover a vida comunitária e autonomia dos usuários", pontuou Rafaela.

Uma das responsáveis pelo programa Me Leva RJ, Jaqueline Marins, comentou sobre a atividade. "O principal objetivo desse momento é promover a inclusão social, estimular a busca por conhecimento e oferecer a oportunidade para que os cidadãos conheçam locais históricos, ricos em cultura", comentou Jaqueline.

Os usuários do equipamento, Adriano Salles e Priscila de Oliveira, expressaram satisfação com o passeio. "É um sentimento de liberdade poder conhecer novos lugares. O CAPS é uma família, você é bem atendido e todo mundo te ajuda. O passeio foi maravilhoso, muito obrigado por tudo", compartilhou Adriano. "Achei incrível visitar esse lugar histórico, foi uma experiência totalmente nova que tive com os meus amigos", acrescentou Priscila.