Por:

Duque de Caxias lança Programa Remédio em Casa

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o Programa Remédio em Casa. O objetivo é facilitar o acesso de pacientes a medicamentos essenciais, especialmente para aqueles em condições crônicas, acamados ou com dificuldades de locomoção. Além disso, o programa garante que pacientes com comorbidades ou que residam em áreas distantes possam receber os insumos sem precisar se deslocar até a sede da Secretaria Municipal de Saúde, reduzindo custos e otimizando o tempo dos usuários.

A dona de casa Lidiane Cardoso dos Santos, de 42 anos, mãe de Maria Eduarda dos Santos de Souza, 8 anos, recebeu do próprio prefeito da cidade fraldas e medicamentos no portão de casa. Ela conhece de perto a batalha de quem cuida de um filho que, em função da infecção pelo vírus da Zica durante a gravidez, nasceu com microcefalia. Além disso, a criança possui paralisia cerebral e epilepsia. "Minha filha precisa de atenção constante. Ela não pode ficar sozinha por causa da broncoaspiração, e muitas vezes eu não tinha como sair de casa para buscar os remédios. Agora, com esse programa, minha vida e da minha filha Caroline, que também tem uma filha com microcefalia e paralisia cerebral, serão muito mais fáceis. Nossas meninas são anjos e merecem todo o amor do mundo. Esse projeto veio para nos ajudar a dar a elas uma vida melhor. A esperança agora chega pelo portão", contou, emocionada.

Marcelo Bastos, de 56 anos, viu sua vida mudar drasticamente após um acidente de caminhão há 14 anos. O impacto do acidente tirou seus movimentos da perna e abalou sua família. Sua esposa, afetada pelo trauma, desenvolveu depressão severa e tem enfrentado crises cada vez mais frequentes. "Eu tenho um carro adaptado, mas ultimamente tem sido muito difícil sair para buscar os remédios, porque preciso cuidar da minha esposa também. Esse programa é uma bênção, porque me permite garantir o tratamento sem precisar me preocupar com deslocamento", relatou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, dra. Célia Serrano, os benefícios do programa. garantem um acesso mais efetivo aos medicamentos. "A partir de agora, os medicamentos de uso contínuo e as fraldas descartáveis serão entregues diretamente na residência dos pacientes cadastrados. O Programa facilita a vida dos pacientes e contribui para que não haja interrupções nos tratamentos", explicou a gestora da Pasta.

O prefeito Netinho Reis celebrou a iniciativa. "Nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas. Sabemos que muitos pacientes têm dificuldade para buscar seus medicamentos, e esse programa veio para mudar essa realidade. Estamos cuidando da nossa gente com responsabilidade e carinho".