Garantir uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal de ensino é uma das prioridades da Prefeitura de Japeri. A Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, realizou uma vistoria nas Escolas Municipais Darcílio Ayres e Marcos Félix Pereira, em Nova Belém, e acompanhou de perto a qualidade da merenda oferecida aos alunos.
Ao chegar de surpresa bem no horário em que estavam sendo servidos os alimentos para os estudantes, a secretária pôde avaliar não só o momento em que as crianças degustaram a merenda, como também aspectos como o armazenamento dos alimentos, o cardápio, a higiene nas cozinhas e a aceitação das refeições. A ação faz parte do compromisso da pasta em garantir uma alimentação nutritiva e adequada para o desenvolvimento dos alunos.
No Ayres Darcílio, as crianças se alimentaram com feijão, arroz, frango e abóbora. Já na EMEI, as merendeiras prepararam um cardápio nutritivo com feijão, macarrão, carne moída e cenoura. Em ambas as unidades, caqui e banana estavam disponíveis como sobremesa.
"Todas as nossas escolas estão com merenda. Viemos conferir pessoalmente como os serviços vêm sendo realizados e como é a aceitação do cardápio pelos nossos estudantes. Foi muito bom ter este contato com eles e poder ver de perto o resultado do trabalho que propomos para nossa Rede", disse a secretária, que conversou com as crianças e professores.
A alimentação escolar nas 35 escolas do município contam com sete refeições diárias aos alunos em período integral e cinco aos alunos de meio período. São oferecidos diariamente desjejum, colação, almoço, sobremesa, lanche, janta e fruta como sobremesa. Entre os itens que compõem o cardápio da merenda escolar estão frutas variadas, carne, frango, arroz, feijão, legumes, achocolatado, leite e pão. Hoje, por exemplo, foram servidos no horário do almoço arroz, feijão, frango ensopado com batata, além de banana e caqui como sobremesa.
O cardápio oferecido aos estudantes é variado e saudável, elaborado por uma equipe de nutricionistas da própria Secretaria Municipal de Educação para atender às necessidades nutricionais da rede. A merendeira da Escola Municipal Darcílio Ayres, Maria de Lurdes, de 56 anos, serve diariamente os alunos da unidade, que conta com cerca de 416 estudantes.
Concursada pelo município, ela atua há 7 anos na rede municipal de ensino e se orgulha do trabalho que realiza. "Gosto de ver as crianças se alimentando bem, até porque muitos alunos saem de casa sem a primeira refeição do dia. E aqui nunca faltou nada . É café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. Tudo oferecido com todo o amor e carinho", contou Maria, com um sorriso no rosto.