Programa Saúde na Escola chega aos alunos de Japeri

Iniciativa atende as 35 unidades escolares do município de Japeri

Por

Os alunos das unidades de ensino Pastor Idalécio, Pedra Lisa, Bernardino de Melo e dos colégios do Estado, Barão do Rio Branco e Engenheiro Pedreira receberam, na segunda-feira, (31), os profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação promove uma série de ações educativas e preventivas que incluem palestras para todas as faixas etárias sobre temas como: alimentação saudável, prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya; bullying e cyberbullying; e orientações lúdicas que estimulam hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes.

Além das atividades educativas que acontecem nas 35 unidades escolares mensalmente, o programa da Prefeitura, inclui a pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família, atendimento de saúde bucal com práticas de escovação, avaliação e distribuição de kits odontológicos, e o serviço de vacinação, que garante a atualização da caderneta vacinal dos estudantes. O PSE acontece através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação e visa fortalecer a promoção da saúde no ambiente escolar, prevenindo doenças e incentivando o bem-estar individual e coletivo dos alunos.

A enfermeira Rafaella Oliveira, da equipe da Unidade Básica de Saúde Vila Central, esteve nesta sexta-feira, (28), na Escola Municipal Santos Dumont, no mesmo bairro. Vestida de mosquito da dengue, ela orientou as crianças sobre os cuidados e ações preventivas para evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya, mostrando como elas podem ajudar nesse processo.

"No início, elas ficam assustadas, mas logo entendem a importância da participação delas na prevenção e combate. Seja avisando os pais sobre água parada no quintal, nos pratos de plantas ou até mesmo acompanhando o calendário vacinal da família. Hoje, eu sou um mosquito consciente, vacinando e protegendo nossas crianças", brincou a profissional. Durante a manhã, cerca de 50 crianças foram atendidas na unidade, e as escolas Santa Inês, Amaralina e Antônio Groppo também receberam outras equipes do programa.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, a abordagem do PSE é multidisciplinar e reforça o compromisso do município com a saúde preventiva. "Promovemos conhecimento e acesso aos serviços essenciais para o desenvolvimento saudável dos estudantes de Japeri. Nossas equipes atendem todas as unidades seguindo um cronograma mensal, o que facilita o acesso aos cuidados em saúde, em especial para as famílias cujos pais trabalham fora da cidade e não conseguem acessar as Unidades Básicas de Saúde. Ao mesmo tempo, ensinamos as próprias crianças os cuidados pessoais".