Nutricionista mostra que comida saudável ajuda a economizar na compra do mês
Em tempos de falta de dinheiro e em que a alimentação compromete grande parte do dinheiro das famílias, a nutricionista dá algumas dicas para se economizar nas compras do supermercado e ainda comendo muito mais saudável.
A nutricionista Daniela Zuin que atende há 17 anos percebeu que a maioria dos pacientes que chegam ao seu consultório trazem consigo o mito de que para se comer saudável é preciso gastar muito dinheiro. Daniela não só desmistifica essa ideia como afirma que além de cuidar da saúde, a alimentação saudável também ajuda a economizar.
Precisamos lembrar que uma alimentação saudável precisa ser variada, contendo todos os grupos de alimentos que nosso organismo precisa para trabalhar bem. Vamos comer comida de verdade, descascar mais e abrir menos, fala a nutricionista que dá algumas dicas para quem quer adotar um estilo de vida saudável e ainda economizar.
Daniela orienta que para se fazer uma boa refeição deve-se dar preferência para cereais integrais, gorduras saudáveis (azeite de oliva), as carnes magras, frutas, legumes e hortaliças como base da alimentação, enquanto alimentos como carnes vermelhas gordurosas, cereais refinados, bebidas com sal e açúcar e bebidas alcoólicas devem ser evitados ou se ingeridos, como bastante moderação.
Dicas para economizar:
Preparar cardápios semanais e fazer as lista somente com os ingredientes que forem ser consumidos durante a semana;
No supermercado, concentrar as compras em um único dia e comprar somente o que estiver na lista. Lembrem-se que o supermercado tem sempre uma “oferta” para tentar os consumidores;
Dar preferência para frutas, legumes e verduras da estação, assim os preços são mais baixos. As feiras livres são uma boa opção de compra;
Evitar ao máximo os industrializados. Quer fazer um bolo, nada de bolo de caixinha, compre os ingredientes do bolo e faça da forma mais saudável. O mesmo princípio vale para os sucos; suco de caixinha não tem fibras e é praticamente açúcar.
Daniela Zuin garante que comendo comida de verdade, a economia é certa no final do mês, pois são alimentos que além de fazerem muito bem para a nossa saúde evitando gastos com medicamentos, trazem mais saciedade (o que evita ficar beliscando entre as refeições) e são muito mais baratos que os industrializados.
Serviço:
Instagram @nutridanielazuim