Carnaval 2024: Mangueira lidera transformação rumo à sustentabilidade

No seu último ensaio, a escola contará com a presença da atriz Leticia Collin, embaixadora do projeto, para a cerimônia de entrega do certificado Carbono Zero à diretoria da Mangueira

Por Redação

Programa Mangueira Sustentável

Nesta sexta-feira, 9, às 22h, a quadra da verde e rosa será palco de um evento importante que trará um marco na trajetória do carnaval carioca. A entrega do certificado “Carbono Zero” à diretoria da Mangueira que será realizada durante o último ensaio da Mangueira, em reconhecimento à significativa representatividade que esse momento tem alcançado ao longo dos anos.

Em um movimento histórico, a Estação Primeira de Mangueira firmou uma parceria inovadora com a Coletando Soluções, por meio do Programa Coletando no Samba, com o objetivo de estabelecer um novo padrão de sustentabilidade no Carnaval. "Mangueira Sustentável", que a iniciativa é visar não apenas transformar a tradicional escola de samba em um exemplo de práticas ecológicas, mas também inspirar mudanças significativas em relação ao meio ambiente e às mudanças climáticas. "Vivemos um novo paradigma. A sociedade e as instituições devem se preparar para debater o meio ambiente e as mudanças climáticas. O Carnaval do Rio, além de ser um poderoso mobilizador popular, deve propagar novas ideias, atitudes e ações de sustentabilidade", declarou Vinicius Fonseca, Coordenador do Programa.

O programa Mangueira Sustentável é baseado em cinco pilares fundamentais, delineados para abordar diversas questões ambientais e sociais, incluindo o lixo zero, carbono zero, energia renovável e segurança hídrica. Esses pilares são traduzidos em ações concretas, como a tokenização dos ativos de sustentabilidade, que permite a comercialização desses ativos como NFTs (tokens não fungíveis), garantindo transparência e rastreabilidade.

"Entendemos que o samba pode ser o catalisador para disseminar o conceito de sustentabilidade de forma eficaz. Por isso, elaboramos o Programa Mangueira Sustentável em sintonia com a sociedade, o governo brasileiro e organismos internacionais", explicou Pablo Brandão, Vice Presidente financeiro da Escola.

O programa também inclui os eixos "Verde e Rosa", que representam as ações setorizadas, e culmina no eixo "Frutos", onde são recebidos os resultados das iniciativas e ativos de sustentabilidade. Um dos destaques é o compromisso da Mangueira em alcançar o status de Carbono Zero em seus eventos, neutralizando as emissões de carbono por meio de medidas como o plantio de espécies nativas e a compra de créditos de carbono no mercado.

A entrega do certificado representa um passo significativo para a escola e para o carnaval como um todo. "É um momento marcante para o carnaval carioca. Estaremos presentes eu, como coordenador do programa Mangueira Sustentável, Paulino César Gaspar, o diretor da GPX, que é a empresa responsável pela certificação do ensaio “Carbono Zero” da Mangueira e do desfile dia 12. Esta placa será entregue à diretoria da Mangueira na sexta", explicou.

“A Estação Primeira de Mangueira está em consonância com os conceitos ASG (ambiental, social e governança) e com onze dos dezessete objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Temos a ferramenta fundamental no processo de enfrentamento às mudanças climáticas, permitindo-nos pensar localmente e agir globalmente", concluiu Vinicius Fonseca.

Além disso, o evento contará com a presença da atriz Letícia Collin, que aceitou o convite para ser a embaixadora do projeto. "A presença da Letícia Collin é de extrema importância e demonstra o engajamento das personalidades públicas com a causa da sustentabilidade. Estamos muito felizes com a participação dela neste evento", finalizou Vinicius.

 Com essa iniciativa, a Mangueira reafirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente e sua posição de liderança no Carnaval, demonstrando que é possível conciliar tradição, cultura e sustentabilidade.