Por: William França

BRASILIANAS | Protesto reúne 150 tutores e cães no guichê da Gol

Deputado Rafael Prudente (MDB) lidera manifestação em protesto pela morte do Cão Joca, no aeroporto de Brasília | Foto: Reprodução/ Instagram/ Rafael Prudente

PROTESTO REÚNE 150 TUTORES E CÃES NO GUICHÊ DA GOL – Liderado pelo deputado federal Rafael Prudente (MDB) – que na semana passada foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados – cerca de 150 tutores, e seus cães, participaram na manhã de ontem de um protesto contra a morte do cão Joca, um Golden Retriever que faleceu durante uma viagem aérea semana passada.
A manifestação ocorreu no aeroporto de Brasília, em frente ao guichê da Gol, empresa aérea responsável pelo voo em que estava o animal que faleceu. Para relembrar o caso: Joca foi despachado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), num voo previsto de 2 horas e meia. Acabou parando em Fortaleza (CE), e só retornou a São Paulo 8 horas depois, já morto.
Rafael Prudente marcou para o dia 8 de maio uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, para discutir medidas a fim de garantir a segurança dos animais no transporte aéreo. O presidente da Comissão disse que os dirigentes da Gol serão convocados para dar explicações.
"Há uma preocupação grande em relação a esse tema, tivemos uma manifestação com a presença de muitas pessoas mostrando a importância desta questão. Vamos tratar o assunto com muito cuidado e dar uma resposta rápida a sociedade.", disse Rafael Prudente.
A bancária Fernanda Machado, presidente do Movimento Golden Brasília, foi a organizadora do protesto. Ela explicou que o objetivo do ato foi chamar atenção das autoridades e das companhias aéreas. "Não podemos admitir mais que nossos cães sejam transportados com cargas, eles precisam de cuidados e proteção", afirma.
Os tutores levaram seus cães na manifestação e carregando cartazes e faixas gritaram por justiça. Eles exigem que os animais deixem de ser tratados como carga e que seja discutida uma forma mais segura de transporte.

Macaque in the trees
Deputado Rafael Prudente (MDB) lidera manifestação em protesto pela morte do Cão Joca, no aeroporto de Brasília | Foto: Reprodução/ Instagram/ Rafael Prudente

LEI CÃO JOCA – Um dos projetos que serão apreciados, segundo Rafael Prudente, é a proposta da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que apresentou projeto de lei dispondo sobre medidas para o bem-estar e prevenção de extravio de animais em viagens aéreas. Ela batizou a medida de "Lei Cão Joca".
"Toda empresa aérea que ofereça transporte de animais vivos será responsável pela integridade e bem-estar dos animais durante toda a viagem, desde o check-in até a entrega no destino final", diz o texto da lei proposta. Segundo o projeto, as empresas aéreas que não cumprirem as disposições desta lei estarão sujeitas a penalidades, que podem incluir multas e suspensão temporária ou definitiva da autorização para o transporte de animais vivos, conforme a regulamentação.

Macaque in the trees
Exposição na Câmara dos Deputados ressalta momento de resistência do "Correio da Manhã" | Foto: WF

CENSURA AO "CORREIO DA MANHÃ" – A primeira página de um exemplar do "Correio da Manhã" ilustra a exposição "Direito à Verdade", proposto pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP). A mostra está no corredor de acesso aos plenários das comissões, na Câmara dos Deputados, e traz vários cenários distintos de censura e de perseguição durante a ditadura militar. No item "imprensa", a exposição informa que os jornais "Última Hora" e "Correio da Manhã" foram fechados logo após o golpe de 1964.
"A partir de 1970, a censura à imprensa foi oficializada. Houve cortes de matérias, apreensões de edições inteiras de veículos impressos e mesmo censura prévia, com a presença de censores nas redações", afirma o texto exposto.

DF EM LUTO OFICIAL – O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou luto oficial por três dias em virtude do falecimento do advogado Juliano Ricardo de Vasconcellos Costa Couto, 51 anos. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial neste domingo (28).
Entre 2016 e 2018, Juliano foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB/DF). Era mestre em Direito Constitucional e Processo Constitucional, e pós-graduado em Processo Civil. Atuou ainda como professor universitário desde o ano 2000.
"Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos, revelando sua competência, equilíbrio e permanente disposição para o diálogo. Ele deixa um legado que haverá de inspirar a reafirmar, a cada dia, o compromisso com o espírito público que nos anima", disse Ibaneis, sobre o amigo.

Macaque in the trees
Proposta é formar mão-de-obra especializada na prestação de serviços para eventos | Foto: Divulgação

MÃO DE OBRA PARA O TURISMO DE EVENTOS – Com a proposta de qualificar jovens e adultos do DF e do Entorno no segmento de eventos, visando prepará-los para ingressar no mercado de trabalho, o projeto Casulo começará nova rodada de treinamentos. A Associação Amigos do Futuro recebeu recursos da Secretaria de Turismo e oferece capacitação gratuita.
Serão até 120 alunos por curso ofertado nas áreas de Marketing Digital, Técnico de Áudio, Barman, Gestão de A&B, Atendimento ao Público, Produção de Eventos e Fotografia. Cada um deles tem carga horária de 20 horas, sendo divididos em dois turnos. As inscrições estão abertas e os cursos vão de 6 a 17 de maio, no portal www.casulobr.com.br .
O Projeto Casulo, idealizado em 2023, tem como propósito realizar cursos a cada três meses em alguma das diversas Regiões Administrativas do DF, levando conhecimento, informação e motivação para que as pessoas possam enfrentar desafios, tanto na produção de eventos quanto no dia a dia.

PARA FINALIZAR...

CEILÂNDIA NA TELA QUENTE, DA GLOBO – Hoje à noite, a TV Globo exibe, em sinal aberto e para todo o país, o primeiro episódio da série "Justiça 2". A série estreia 8 anos após a sua primeira temporada (que havia sido gravada em Recife). Agora, foi gravada no Lago Sul e em Ceilândia, e traz 4 histórias independentes e que envolvem um crime. Nelas, 4 pessoas vão presas e saem da cadeia no primeiro episódio de cada uma dessas tramas", explica a autora, Manuela Dias ("Amor de Mãe").
As cenas no DF, gravadas ao longo de 2023, foram definidas pelo diretor artístico da série, Gustavo Fernández. No primeiro episódio, o público conhece a história do personagem vivido por Juan Paiva. Balthazar é um motoboy preso injustamente, graças às falhas no sistema de reconhecimento facial da polícia.
Os personagens que têm suas trajetórias entrelaçadas na delegacia, além de Balthazar são Jayme (Murilo Benício - careca, irreconhecível num primeiro momento), Geíza (Belize Pombal) e Milena (Nanda Costa). "A série, na verdade, não trata sobre o sistema penal. A gente fala do nosso desejo de justiça, da possibilidade de perdão, de vingança e, sobretudo, apesar de serem temas pesados, eu acho que a obra aborda superação e o amor que pode aparecer em qualquer momento, até nos mais inesperados", aponta Manuela.
A íntegra pode ser assistida no Globo Play, para assinantes. Serão lançados no streaming quatro episódios semanalmente, totalizando 28, ao final de sete semanas.

 

William França | [email protected]