Por: William França

BRASILIANAS | GDF propõe financiar projetos integradores para o desenvolvimento de 12 municípios do entorno

Secretário de Governo, José Humberto Pires, abre a 1ª Exporide, que contempla 12 municípios do Entorno do DF | Foto: Agência Brasília

Começou ontem a 1ª edição do Exporide, evento que apresenta conferência com palestras, pesquisas e estandes para desenvolver e apresentar ações de fortalecimento de políticas públicas em 12 municípios que integram a RIDE-DF (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). Para que se tenha uma dimensão dessa região, ela ocupa uma área de 94.570 quilômetros quadrados, sendo pouco maior que a Hungria e sua população é de aproximadamente 4,8 milhões de habitantes. Participam Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

"Nossa ideia é não só incentivar, mas financiar os trabalhos nos 12 municípios que compõem a Ride", declarou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo - que representou o governador Ibaneis Rocha na abertura do evento. "Queremos valorizar essa integração com desenvolvimento tecnológico e inovação para aumentar o acesso e a qualidade de vida das pessoas com emprego, renda e políticas públicas integradas, porque existe essa simbiose entre o DF e esses municípios", completou.

O encontro integra as ações finais da primeira etapa do Programa Integrado de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas e Municípios da Ride-DF e Entorno, lançado em novembro do ano passado no Palácio do Buriti. A iniciativa é uma parceria entre o GDF e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF), responsável pela concepção do projeto

José Humberto lembrou ainda que o governo tem feito uma série de investimentos visando à qualidade de vida dos moradores dos dois estados, como as obras de infraestrutura viária: "Nós acabamos de terminar a pavimentação da DF-285 e vamos complementar até a divisa com Minas Gerais, para beneficiar os produtores daquela região. Ainda ontem [terça, 14], estivemos em Santo Antônio do Descoberto e o governador anunciou o projeto de duplicação da DF-280. Também temos conversado com o prefeito de Planaltina de Goiás para integrar duas pistas que dão acesso à cidade. Estamos falando de cidades que conectam diariamente moradores de Brasília a Goiás e vice-versa"

Esta edição da Exporide celebra as ações iniciadas no ano passado e desenvolvidas até março deste ano. "Realizamos uma série de atividades essenciais, incluindo a avaliação dos municípios a partir de indicadores, como meio ambiente, economia e aspectos socioeconômicos", afirmou Paulo Roberto de Morais Muniz, integrante do Conselho Deliberativo da Codese-DF.

"Capacitamos servidores públicos, empresários e membros do terceiro setor. Tivemos mais de mil inscritos nos hackathons. Esse evento representa o ápice desse programa, onde poderemos compartilhar os aprendizados. Nada disso seria possível sem o apoio do GDF".

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), Marco Antônio Costa Júnior, reforçou que, ao incentivar o Exporide, o GDF auxilia no desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília, que tem a peculiaridade de dividir territórios com o estado de Goiás. "Essa entrega é parte fundamental do propósito da FAPDF de criar desenvolvimento por meio de tecnologia e inovação", avaliou. "Esse é um fato marcante para a integração do DF e dos municípios da região metropolitana."

Pior do que transporte de gado

Macaque in the trees
Deputado distritral Chico Vigilante | Foto: Divulgação
 

O deputado Chico Vigilante (PT) levou ao plenário da Câmara Legislativa a reclamação de moradores do Itapoã sobre o transporte público que atende a região. Segundo ele, muitos ônibus circulam superlotados, chegando a transportar o dobro da lotação máxima permitida. "Está pior do que transporte de gado", comparou.
O parlamentar destacou que essa situação é ainda mais difícil para as mulheres, que acabam mais expostas a abusos e assédios. "No metrô, pelo menos, há um vagão exclusivo", argumentou. Vigilante cobrou providências da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana: "É fundamental que verifique as linhas sobrecarregadas e superlotadas para aliviar o sofrimento desses trabalhadores e trabalhadoras".

MORAES SOLTA CÚPULA DA PM NO 8/1 E MANTÉM PRESOS MILITARES DO 2º ESCALÃO - O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pôs em liberdade toda a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal responsável pela segurança nos ataques às sedes dos Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Os 5 coronéis que compunham o alto escalão da PM foram soltos nos últimos dois meses. O último deles foi o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-comandante do Departamento de Operações, que deixou o anteontem.
O cenário é diferente para os policiais militares do segundo escalão. Os 2 presos por ordem de Moraes não tiveram os pedidos de soltura atendidos e continuam na Papuda. São eles: o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins —ambos chefes de pelotões e batalhões empregados no 8 de janeiro.

Eles são réus no Supremo acusados de terem sido omissos nos ataques golpistas. Os coronéis também respondem por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

IBANEIS DIZ QUE NÃO SABIA DAS FÉRIAS DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA - Também esta semana, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi ouvido no STF para falar sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O depoimento durou cerca de uma hora e meia,

Ibaneis fez uma linha do tempo entre o acampamento montado em frente ao Quartel-general do Exército e os ataques às sedes dos Três Poderes. O governador reforçou que não recebeu alerta da inteligência de que a manifestação oferecia risco de violência, e disse que era de conhecimento das autoridades de que os manifestantes do acampamento tinham bandeiras radicais.

O governador disse também desconhecer que a PM atuava com algum alinhamento político. Ibaneis disse que foi surpreendido com a viagem para os Estados Unidos de Anderson Torres, então secretário de Segurança do DF, na véspera do dia 8 de janeiro. O governador afirmou que não foi informado da data da viagem e que só soube que ele estava fora do país quando, no 8 de janeiro, buscou pelo então responsável pela Segurança Pública e, por telefone, descobriu que ele estava viajando.

COMPLENTANDO 15 ANOS, A ORGANIZAÇÃO "HERÓIS DE VERDADE" MUDA REALIDADE DE ESTUDANTES

Macaque in the trees
Integrante do projeto "Engraxarte", que comemora 15 anos da OSCIP "Heróis de Verdade | Foto: Divulgação
 

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por funcionários da Caixa Econômica Federal, desde 2009, a "Heróis de Verdade" promove o "Engraxarte", projeto voltado para jovens em situação de baixa renda e vulnerabilidade social. A proposta é realizar a capacitação deles para o mercado de trabalho, o respeito e cidadania.

Além de ensinar técnicas de limpeza e polimento de calçados, o projeto transforma vidas, promovendo o desenvolvimento humano e o empreendedorismo. O coordenador do programa, Adriano Rodrigues, explica que adotar uma abordagem cooperativa, sem incentivar a ganância, é um dos maiores desafios da Organização, bem como o de oferecer um suporte emocional adequado aos alunos.

"Estamos ali para ouvir e entender suas histórias que, muitas vezes, são difíceis, especialmente no ambiente familiar. Tem puxões de orelha, claro. Porém, a gente se predispõe e tem como premissa respeitar o lado humano", explica Rodrigues.

Em abril, o projeto firmou uma parceria com o Brasil 21, complexo de negócios e de hotelaria, que abriu suas portas para que os engraxates do projeto possam atender no interior de suas dependências. Essa parceria representou mais passo em direção à missão de promover inclusão e dignidade para centenas de famílias.