Por: William França

BRASILIANAS | Drenagem da nova Via Estrutural deságua na Cidade do Automóvel

Governador Ibaneis Rocha acompanha pedidos da Agenciauto para melhorias na Cidade do Automóvel (no alto) | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Macaque in the trees
Governador Ibaneis Rocha acompanha pedidos da Agenciauto para melhorias na Cidade do Automóvel (no alto). | Foto: Renato Alves/Agência Brasilia

Empresários conseguem do governador Ibaneis Rocha a promessa de novas obras para evitar inundações no setor, que tem 180 empresas - antes do período de chuvas

Durante uma costelada gaúcha, acompanhada por um bom Malbec argentino, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se comprometeu no último sábado (08) a realizar as obras de drenagem da Cidade do Automóvel, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), para "não criar um cenário igual ao do Rio Grande do Sul" - segundo palavras do presidente da Agenciauto (Associação das empresas revendedoras de veículos do DF), José Rodrigues Neto.

O receio dos 180 empresários que atuam na região é que, quando começar o período das chuvas, os pátios com os veículos sejam inundados pela água que deverá descer, canalizada, a partir do sistema de escoamento da nova Via Estrutural (DF-095), reinaugurada também no sábado. A nova camada de concreto que foi feita na pista, de 13 km (para cada lado), é impermeável, e todas as canaletas de drenagem do lado Norte da pista escoam para a área onde estão as revendas dos carros.

"Não podemos deixar que os empresários sejam prejudicados. Imagina o que pode acontecer aqui, com tudo inundado? Será uma humilhação àqueles que geram tanto emprego e renda para a cidade", disse à "Brasilianas" o presidente da Agenciauto. Segundo Neto, durante o almoço (que se seguiu à reinauguração da Via Estrutural), "Ibaneis determinou... Não, mandou!" que fosse feito logo esse ajuste na drenagem - disse ele.

De quebra, ressabiados, os empresários do setor (que hoje abriga vários escritórios de construtoras, sindicatos e até um laboratório, além da revenda de carros) pediram que Ibaneis retomasse uma promessa feita em 2015, no início do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), de revitalização do setor. "A obra, naquela época, dita como prioridade Zero pelo então governador, durou exatos 3 dias. Começaram aqui e abandonaram tudo. A empreiteira faliu", conta José Neto.

Àquela época, as obras foram orçadas em R$ 9,4 milhões e previam a construção de estacionamentos, calçadas e ciclovias. "Temos tudo planejado. Teremos 3 bolsões de estacionamentos com 540 vagas para clientes - que hoje não têm onde estacionar aqui. A área está reservada", completou. A reivindicação foi anotada pelo governador Ibaneis.

Ainda durante o almoço, os empresários pediram que a Novacap refaça o asfalto das ruas que circulam as lojas. Assim como em várias áreas do DF, os buracos são um elemento constante nas ruas daquele setor - que foi criado em 2002, no segundo mandato (eleito) do então governador Joaquim Roriz. Ele decidiu tirar as empresas de revenda de carros que ocupavam, de forma desordenada, sobretudo a W3 Norte e as ruas de Taguatinga.

Para essa missão, chamaram a "anjo da guarda da salvação dos buracos", como é conhecida entre os empresários da região a chefe de Manutenção e Conservação da Novacap, Walquíria Marra Rodrigues - também presente no almoço. "Aqui é um lugar onde as pessoas realizam seus sonhos, aquele de ter um carro próprio. Mas nada pior do que sair da loja, com um carro que acabou de comprar, e cair num buraco", constata ela própria - que se comprometeu a tentar corrigir os problemas.

 

CLDF ganha prêmio dentre as Escolas do Legislativo

Macaque in the trees
Jane Marrocos, diretora da Escola do Legislativo, exibe o prêmio ao lado de integrantes da equipe | Foto: Vinícius Vicente/ Agência CLDF

Na última sexta-feira (07), Câmara Legislativa do DF foi a vencedora, na categoria Comunidade, da 39ª edição do prêmio ABEL, concedido anualmente pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, que premia projetos voltados ao público externo na área educacional. O programa vencedor foi o "Câmara Legislativa vai às Escolas", que visita as Regiões Administrativas da DF estimulando alunos a apresentarem pautas sobre o que consideram importantes para as suas localidades e para o DF.

O "Câmara vai às Escolas" é uma iniciativa da Escola do Legislativo (Elegis) e tem como foco aproximar os estudantes da rede pública de ensino à dinâmica dos trabalhos realizados no âmbito do parlamento local. Nos encontros, a Elegis promove oficinas interativas com os estudantes, com orientações sobre o processo legislativo.

Os alunos são estimulados a escolher um tema específico para produzirem um projeto de lei ou uma emenda voltada à região administrativa onde moram. A apresentação desses projetos é realizada na própria escola e acompanhada por um ou mais deputados distritais, que atuam como 'padrinhos' dos alunos proponentes.

A diretora da Escola do Legislativo, Jane Marrocos, comemorou o prêmio e afirmou que ele simboliza o reconhecimento das iniciativas que vêm sendo propostas pela Elegis. "Ganhar essa condecoração é a demonstração clara de que a Elegis fortalece o Poder Legislativo do DF. A escola se energiza para novos feitos e desafios, entre eles aproximar mais cidadãos da Casa de Leis", afirmou.