Por: William França

BRASILIANAS | Reinaugurado, Cata-Pata resgata e dá novos lares a cães abandonados em unidades do SLU

O SLU preparou caminhões com a campanha, para sensibilizar a população de que é crime abandonar animais | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retomou o Cata-Pata, iniciativa dedicada ao resgate e à adoção responsável de cães abandonados em pontos por onde os caminhões de coleta passam. Atualmente, há 17 animais disponíveis no Distrito de Limpeza, localizando na L4 Sul.

A reinauguração do programa foi na última sexta-feira (7), e contou com a participação da vice-governadora Celina Leão. "Quando as equipes vão fazer a limpeza na nossa cidade, elas encontram esses animais abandonados e, muitas das vezes, em situações precárias", afirmou Celina. "O programa vem justamente para acolher e prestar todo o cuidado. Agora, a gente pede o apoio da população para que faça a sua parte, adote e dê um lar para esses animais."

O Cata-Pata é fruto de uma parceria entre o SLU, a empresa Valor Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema). O programa visa proporcionar um futuro melhor para os animais, frequentemente deixados nas unidades do SLU. "Não podemos deixar esses animais na situação em que são encontrados", complementa Silvio Vieira, presidente do SLU.

"A gente resgata e, com apoio da Valor Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente, nós castramos e vermifugamos os animais para que eles estejam prontos para serem adotados definitivamente", explica o presidente da autarquia. "Mas não é qualquer pessoa que pode adotar, tem que estar ciente das regras e das responsabilidades de se ter um cãozinho em casa", complementa.

Os filhotes resgatados já estão disponíveis para adoção. Ao todo, são cinco adultos e 12 filhotes. Os interessados em adotar podem entrar em contato pelo número (61) 99297-0090 e marcar uma visita presencial. É necessário que o futuro tutor assine um termo de adoção responsável para garantir que o animal seja bem-cuidado no novo lar.

Na Zoonoses, outros 28 cães e gatos estão disponíveis para adoção

Eles chegaram por determinação judicial devido a maus-tratos ou por vínculo epidemiológico, em que há suspeita de risco à saúde pública. Entre machos e fêmeas, todos os bichinhos são saudáveis, vacinados e dóceis, aguardando ansiosamente por um novo lar.

No local, os animais são submetidos a exames de leishmaniose e outras doenças, além de receberem todas as vacinas necessárias para o bem-estar e manutenção da saúde. Durante a estadia na Zoonoses, recebem alimentação e higiene. Recentemente, foi inaugurado o solário, um espaço reservado para os cães tomarem sol e brincarem.

Macaque in the trees
A vice-governadora Celina Leão reinaugurou as instalações do projeto Cata-Pata, que agora tem baias separadas e cercadas, para maior segurança dos animais recolhidos pelo SLU. | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Macaque in the trees
Agora, as novas instalações do projeto Cata-Pata tem baias separadas e cercadas, | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Macaque in the trees
Filhotes resgatados pela SLU estão disponíveis para adoção nas instalações do projeto Cata-Pata. | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília