Por: William França

BRASILIANAS | CLDF aprova protocolo para enfrentamento de dengue, gripe e doenças respiratórias

Deputado distrital Roriz Neto, que propôs a criação de um calendário de ações preventivas para questões ligadas à saúde pública | Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa - que vai à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) - estabelece que o GDF deverá empreender ações preventivas à dengue nos períodos de chuva, entre outubro e maio; à gripe, entre os meses de março e julho; e à rinite alérgica e asma de junho a outubro.

O texto foi proposto pelo deputado Joaquim Roriz Neto (PL). "Se todos os anos enfrentamos problemas com a dengue no período chuvoso, assim como as alergias e crises respiratórias durante a seca, já temos que nos adiantar", defende o autor do projeto.

De acordo com a proposta, o GDF deverá se preparar, todos os anos, prevendo ações como aquisição de vacinas, repelentes e testes rápidos; contratação de fumacê; ampliação do número de leitos hospitalares, entre outras medidas. A Secretaria de Saúde, segundo as novas regras, deverá elaborar cronogramas de enfrentamento 90 dias antes do início da sazonalidade das doenças.