Por: William França

BRASILIANAS | Dia do Orgulho Autista com cobranças e propostas para Brasília

O governador Ibaneis Rocha recebe o garoto Bernardo Henrique Freitas, no dia do Orgulho Autista | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Macaque in the trees
Proposta do jovem aspirante a arquiteto para revitalizar as passarelas do Plano Piloto | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Garoto de 11 anos sugere ao governador do DF melhorias na cidade. A Câmara Legislativa, por sua vez, cobra do GDF centro de referência para pessoas com autismo.

Na data destinada a celebrar e a reconhecer as diferenças dos autistas, de forma a integrá-los de forma natural e inclusiva na sociedade - o chamado Dia do Orgulho Autista, comemorado ontem -, o jovem Bernardo Henrique Ribeiro de Freitas, 11 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), levou ao governador Ibaneis Rocha (MDB), no Palácio do Buriti, uma proposta de recuperação e melhoria das passagens subterrâneas existentes nas Asa Sul e Norte do Plano Piloto.

Morador de Brasília há 4 anos, acompanhado pelos pais, Aline Ribeiro, 44, e Flávio Freitas, 44, Bernardo apresentou uma ilustração na qual sugere intervenções nas passagens, desde a recuperação do acabamento das paredes, fiscalização com câmeras, instalação de lixeiras e melhorias no sistema de drenagem.

"Às vezes o pessoal não cuida direito [das passagens]", disse Bernardo Freitas. "Normalmente quando eu vou para o Eixão e eu pego as passagens, só que o problema é que geralmente elas estão pichadas, sujas e com mau cheiro. Espero que esse projeto seja bom para todo mundo e espero que os vândalos também tenham mais empatia com a população, para que entendam que faz mal tanto para a saúde quanto visualmente", afirmou o pequeno cidadão/arquiteto.

O governador agradeceu o projeto, elogiou a iniciativa e explicou que as passagens subterrâneas sofrem com o vandalismo "que desfigura equipamentos públicos e gera custo adicional para o bolso do cidadão", completou Ibaneis.

Entre 2022 e 2023, foram reformadas 12 passagens no Plano Piloto, com investimentos de R$ 2,5 milhões. A reforma incluiu obras da rede de drenagem e do piso e a substituição das lajotas danificadas, de corrimões e da iluminação convencional por lâmpadas de LED.

Mas o GDF também teve cobranças dos distritais

A data motivou deputados distritais a se pronunciarem no plenário da Câmara Legislativa, na tarde de ontem (18). O deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) ressaltou a importância do Dia do Orgulho Autista para reforçar a luta das famílias do DF por um centro de referência.

"A maior reivindicação das famílias é o centro de referência para pessoas com autismo. Peço ao governo que crie um projeto neste sentido. Precisamos entregar esse projeto às famílias. Alguns estados já fizeram e o DF ficou para trás. Temos condição de fazer algo que seja referência para todo o país. São crianças que muitas vezes têm dificuldades para ter acesso a atividades em nossa rede pública. Esse é um dia para deixar claro que autismo não é doença, mas uma diferença", afirmou Eduardo Pedrosa.

O deputado Iolando (MDB) também destacou a data como uma ocasião para reflexão. "O dia de hoje é importante para reafirmarmos nossa luta pela aceitação e contra o estigma. As pessoas com espectro autista estão inseridas hoje em todos os espaços sociais. Esta Casa tem se mobilizado na defesa deste tema. Essas pessoas precisam de um cuidado especial para termos uma sociedade melhor", disse.