Por: William França

BRASILIANAS | Galeria "Mercato Antiguidade Design" é inaugurada hoje, em espaço icônico de Brasília

Reprodução das telas da artista plástica Lelli Orléans e Bragança, que inaugura novo espaço no Conic. | Foto: Reprodução

O edifício Eldorado, no Conic, ganha a partir de hoje um espaço de arte, com a abertura da exposição da artista plástica Lelli Orléans e Bragança. Quem nasceu em Brasília ou vive aqui há muito tempo conhece bem a importância do Conic - conglomerado formado por 13 edifícios, projetado por Lúcio Costa e inaugurado em 1961.

O local foi concebido por seus criadores para ser um centro cosmopolita, bem na área central de Brasília, com espaços para cafés, restaurantes, galerias, teatros e estabelecimentos comerciais. E não foi por acaso que o brasiliense Antonio Aversa e seu sócio Roberto Corrieri escolheram o edifício Eldorado para instalar sua galeria "Mercato Antiguidades Design", que será inaugurada hoje.

Aversa afirma que esse é um movimento de revitalização do Conic, colocando esse local icônico da capital de volta ao circuito das artes e se tornando parada obrigatória para um público ávido por artes plásticas, antiguidades, mobiliário de designers e exposições, entre outras atividades.

Com projeto arquitetônico assinado pelo paulista Gabriel Fernandes, a galeria Mercato conta com uma escada modernista, em espiral e concreto, que dá acesso aos convidados que forem visitar o local. Para orientação: ele fica localizado em frente ao Sesi Lab (antigo Touring Club), com vista privilegiada para a Esplanada dos Ministérios.

"Eu nasci e cresci nessa cidade, onde acompanhei o meu pai, o artista plástico Paulino Aversa, registrando em suas pinturas os monumentos e o modo de vida do brasiliense. Ter uma galeria localizada em um lugar tão emblemático, como o Conic, é muito especial e uma forma de ajudar a revitalizar prédios históricos localizados no centro da cidade. Um movimento que vem acontecendo em todas as grandes metrópoles e que, em Brasília, não é diferente", afirma Aversa.

A galeria já estreia, em grande estilo - A exposição de 20 telas da artista plástica Maria Gabriela de Orléans e Bragança, mais conhecida por Lelli Orléans e Bragança, será a primeira do novo espaço cultural. Descendente da Princesa Isabel (por parte de pai) e dos reis da Baviera (por parte de mãe), Lelli nasceu no Paraná e cresceu em Vassouras (RJ)

As obras de Lelli registram a floresta tropical exuberante em infinitos tons de verde, pássaros surgindo na neblina, o toque de uma borboleta… "sempre com telas que são janelas para a beleza natural dos trópicos, vista pela perspectiva única da artista", segundo o texto de divulgação. "As paisagens são principalmente de uma natureza intocada, onde pássaros exóticos e borboletas são os animais mais retratados, o homem raramente perturba essa paz."

Macaque in the trees
Reprodução das telas da artista plástica Lelli Orléans e Bragança, que inaugura novo espaço no Conic. | Foto: Reprodução

O vernissage acontece hoje, às 19h, juntamente com a abertura da galeria, com a presença da artista. A exposição dela permanecerá na galeria "Mercato Antiguidades Design" por tempo indeterminado - que fica no mezanino do edifício Eldorado, no Conic. Ficará aberta à visitação de segunda à sábado, das 12h às 18h. Divulgação da Turra Comunicação.