Por: William França

BRASILIANAS | Corpo de Bombeiros do DF viaja para combater incêndios no Pantanal

O Corpo de Bombeiros do DF destacou 30 homens, dos que foram treinados (foto) para atuar no controle de queimadas, para ajudar a combater as chamas no Pantanal | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, ao Corpo de Bombeiros do Mato Grosso e ao combate aos incêndios florestais que assolam a região do Pantanal, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) envia, hoje, para a região, 30 militares – além de diversos equipamentos para uso na operação.
A ação é em parceria com a Força Nacional. Os bombeiros militares que seguiram são especialistas em prevenção e combate à incêndios florestais, tendo atuado em diversas outras missões no Brasil – inclusive no próprio Pantanal.
“Ressaltamos que o efetivo enviado não afetará a proteção do Distrito Federal em relação aos incêndios que ocorrem em nosso território”, afirma nota da corporação. No Pantanal, foram registrados 3.262 focos de incêndio florestarl entre 1º de janeiro e 23 de junho. O número é 22 vezes o registrado no mesmo período do ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Trabalho no DF muda de etapa

Aqui no DF, a Operação Verde Vivo 2024 entrou em uma nova fase, em que os trabalhos são intensificados. A nova etapa foi apresentada em solenidade durante a tarde na Praça do Buriti, em frente ao Palácio do Buriti, na semana passada.
“Essa operação já vem acontecendo, só que mais na parte preventiva. Agora que está aumentando a seca e serão intensificadas as queimadas, a gente vai ter que trabalhar de forma mais atuante no combate em si”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Sandro Gomes.
Nos períodos mais críticos, os bombeiros chegam a receber 300 ocorrências por dia. “Nessa fase, nós vamos nos colocar à disposição do combate ao incêndio florestal de forma que a gente tenha o mínimo de dano possível à natureza”, completou o comandante-geral.
Coordenada pelo CBMDF desde 1999, a operação terá o reforço das ações da corporação no sentido de conscientizar, prevenir e combater as queimadas florestais, visando à proteção do meio ambiente, dos animais e da população. Participam 500 bombeiros, 27 caminhonetes, 24 caminhões-tanque, 22 caminhões de transporte da tropa, dois aviões e dois helicópteros, além de instituições parceiras. Outra medida foi a convocação de 150 brigadistas do Instituto Brasília Ambiental.