Por: William França

BRASILIANAS | Renata Azambuja faz visita mediada à mostra "Terra Concreto" para falar da perspectiva curatorial

César Becker, Renata Azambuja, Adriana Vignoli e Matias Mesquita | Foto: Jean Peixoto

Como parte da programação da mostra Terra Concreto, nesta quinta-feira (27), às 16h, a curadora Renata Azambuja realizará uma visita mediada à exposição em exibição no Centro Cultural TCU. Entre os temas que serão abordados estão o processo de curadoria, o trabalho junto aos artistas e sobre o trabalho de curadoria. "Nesta exposição, especialmente, o processo curatorial se relaciona diretamente com o processo de produção dos artistas", afirma a curadora.

"Terra Concreto" apresenta as obras de Adriana Vignoli, César Becker e Matias Mesquita, três artistas visuais que moram em Brasília e trabalham com escultura e com materiais diversos como a terra, o barro, o concreto, o metal e plantas do Cerrado.

Em exibição até o dia 13 de setembro na Galeria Marcantonio Vilaça, "Terra Concreto" reúne pesquisas poéticas muito singulares, mas que se aproximam, nesta exposição, por seus trabalhos desenvolvidos em torno dos materiais terra e concreto. Segundo a curadora, "para além de suas propriedades materiais, relaciona-se também com Brasília", afirma a curadora.

"Portanto, há um pensamento espacial que acontece e ocorre a partir da combinação entre a vivência de cada um dos artistas na cidade junto a suas pesquisas poéticas. A exposição pretende revelar essa situação em que estão agregadas as relações entre os artistas, a atenção aos materiais e ao espaço", sentencia a curadora.

A visita mediada contará com a participação dos artistas. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. O Centro Cultural TCU fica no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Brasília - DF. Telefone (61) 3316-5327.

Renata Azambuja é historiadora da arte, curadora e arte-educadora. Licenciada em Artes Plásticas pela UnB, Mestre em Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea pelo City College/City University of New York e doutora em Teoria e História da Arte pela UnB, realizando uma pesquisa em torno dos modos de produção de conhecimento da curadoria, tendo a residência como foco. É professora da Secretaria de Educação do DF desenvolvendo, atualmente, ações sobre Educação Patrimonial nos Territórios Culturais.