Por: William França

BRASILIANAS | Toninho de Souza conclui restauração de pintura no Conic

Caixa d'água localizada no coração do Setor de Diversões Sul está sendo restaurada por seu autor, o artista plástico Toninho de Souza. | Foto: Divulgação

Macaque in the trees
Toninho de Souza, artista plástico | Foto: Instagram

O artista plástico Toninho de Souza concluiu a revitalização da pintura artística da caixa d'agua que fica no Espaço Boulevard Center, no Setor de Diversões Sul. Ele havia feito a pintura anterior, havia mais de 20 anos.

"Estou em um projeto de revitalização cultural do Conic", disse o artista à "Brasilianas". Ele atendeu a um pedido da síndica do local, Flávia Portela. Esse é o segundo grande espaço que ele restaura no setor. Ano passado, ele concluiu a revisão do maior mural sobre a construção de Brasília. Essa obra tem 50 metros de extensão e foi instalada em 2016, atrás da Igreja Universal.

Toninho de Souza é baiano nascido em Riachão das Neves e após uma breve estada em Goiás, ele veio morar na Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirante) ainda durante as obras da Nova Capital - onde desenvolveu uma linguagem artística própria, apresentada em várias ocasiões, em cidades brasileiras e no exterior.

Radicado em Sobradinho há 64 anos, Toninho de Souza incorporou aos seus trabalhos a vivência no cerrado brasileiro, elaborando uma obra de cores vivas que lhe rendeu diversos prêmios e reconhecimento ao destacar animais e frutos. Contudo, nem sempre essa visão é explícita: o artista, percorrendo o caminho trilhado por vários de seus mestres, passou da figuração à abstração, e a presença desses elementos, por vezes, é apenas sugerida.

Os quadros que pinta com cores fortes e marcantes são uma parte de sua produção que inclui, entre outros, esculturas e objetos escultóricos. Também é autor de murais e já deixou sua marca sobre muros, tapumes, guarda-chuvas, outdoors e até em paradas de ônibus.

Macaque in the trees
Caixa d'água localizada no coração do Setor de Diversões Sul está sendo restaurada por seu autor, o artista plástico Toninho de Souza | Foto: Divulgação