O local exato de onde partiram todas as referências para a demarcação das vias e quadras do Plano Piloto de Brasília agora está devidamente demarcado. E vira ponto turístico, instagramável.
O "segredo" que o GDF escondeu nos últimos dias - desde que foi descoberta a estaca que indicava o local exato do cruzamento entre os Eixos Rodoviário e Monumental - foi revelado ontem: a representação, no chão, dessa estaca do chamado "Marco Zero" de Brasília.
Ao liberar a pista para o trânsito de veículos, pela manhã, o governador Ibaneis Rocha (MDB) apresentou ainda a instalação de uma pintura, nas paredes laterais à estaca, com a reprodução dos traços de Lúcio Costa com as principais linhas da cidade.
No relatório que escreveu para justificar sua proposta no concurso do Plano Piloto, em 1956, o arquiteto e urbanista define Brasília como um "sinal da cruz". "Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz", disse Lúcio Costa.
No próximo domingo, o Arquivo Público do DF (ArPDF) promete fazer uma festa para comemorar "o mais novo" ponto de turismo histórico e geográfico da cidade. Na verdade, é o mais antigo - que agora passará a ser observado livremente pela população.
"Isso tudo envolve a preservação da memória, porque essa é uma informação que agora vai ser perpetuada", disse à Agência Brasília o superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano. "Esse é um momento histórico. Quando Lucio Costa cruzou os dois eixos, ele não imaginava que aqui hoje estaríamos cruzando os eixos do passado e do futuro, porque agora cada brasiliense e cada pessoa que passar por aqui vai saber que foi exatamente aqui que Brasília nasceu. Esse é o ponto exato e esse é o momento do renascimento de Brasília."
O governador também comemorou a nova atração do DF. "A gente fica muito feliz de poder contar mais essa história, desta Capital da República que tanto nos encanta e que encanta a todos que vieram do Brasil todo, e aqueles que nos visitam", afirmou Ibaneis Rocha. "Aos domingos, quando o Eixão estiver fechado, certamente as pessoas vão passar por aqui e poder fazer essa visita maravilhosa".