Por: William França

BRASILIANAS | Festival de arte celebra 50 anos do Espaço Cultural Renato Russo

Antigo Teatro Galpão, antes da atual reforma. Nome vem de depósitos que ficavam na W3 Sul. | Foto: Arquivo Histórico do DF

Em 1974, o Teatro Galpão tinha como vizinho o Teatro Galpãozinho, ambos na 508 Sul da W3. Foram ponto de referência cultural da cidade. Ganharam esse nome porque herdaram as estruturas metálicas de um depósito. Agora, em neste mês, aquele espaço completa 50 anos.

Agora denominados Espaço Cultural Renato Russo, e para celebrar a data, o Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) realizarão um grande festival, de 9 a 18 de agosto, totalmente gratuito, reunindo a diversidade e a memória artística de Brasília.

Para relembrar... No final dos anos 1980, o local foi reformado e passou a se chamar Espaço Cultural da 508 Sul. Ao longo desses 50 anos, passaram por lá muitos artistas e fazedores de cultura, cujos nomes são representativos da arte genuinamente candanga: Hugo Rodas, Alexandre Ribondi, Guilherme Reis, James Fensterseifer, Cássia Eller e Renato Russo, voz do Legião Urbana que desde 1999 dá nome ao espaço.

Hoje, é um espaço para artes cênicas, música, dança e artes visuais, quadrinhos e audiovisual. O espaço passou por diversas reformas e modernizações, transformando-se em um centro cultural multifacetado, com teatros, galerias de arte, salas de ensaio, oficinas e áreas de convivência.

Para a celebração do meio século de história, será promovido o encontro de grupos consagrados e novos talentos dos segmentos de teatro, música, cinema, dança, circo, artes visuais e transversalidades da cena cultural de nossa cidade.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, disse à Agência Brasília que o espaço exerce um papel essencial na promoção da cultura local. "O Espaço Cultural Renato Russo é uma verdadeira fábrica de cultura. São milhares de pessoas produzindo, aprendendo e apreciando arte todos os dias. Temos muito orgulho desse espaço tão importante para a capital", finaliza.

"A celebração de meio século exalta a importância do Espaço Cultural Renato Russo com uma programação diversificada e inclusiva, e afirma o espaço de vanguarda da inovação artística, contribuindo para a formação de público e o fortalecimento da identidade cultural de Brasília", disse Lorena Oliveira, presidente do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Solidariedade.

A programação de aniversário poderá ser vista, em detalhes, no site do centro cultural: https://espacoculturalrenatorusso.com.br .