A Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Brazlândia realizou, na última sexta-feira (9), a primeira reunião com representantes da Rede Social Local de Brazlândia e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir o andamento da construção da nova BR-080, após o anúncio da duplicação da via. Desde 2015 a promotoria acompanha a discussão envolvendo a obra, iniciada no primeiro semestre deste ano.
Única saída do Distrito Federal não duplicada, a BR-080 será alargada em um trecho de 42 quilômetros, entre o entroncamento com a DF-001, em Taguatinga, e a divisa do Distrito Federal com Goiás, próximo ao povoado da Vendinha, depois de Brazlândia. A previsão é de que a obra fique pronta no segundo semestre de 2025.
A duplicação da via terá investimento de R$ 315 milhões e vai beneficiar cerca de 80 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente. A obra é fruto de uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com a União e faz parte do Plano de Governo 2023-2026, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal em agosto do ano passado.
Durante o encontro, os participantes chegaram a um consenso: as reuniões são para garantir que a obra seja realizada de maneira eficiente e dentro dos padrões de qualidade exigidos.
Na obra, o asfalto vai dar lugar ao pavimento rígido de concreto, um material mais resistente, duradouro e de fácil manutenção. Ele tem maior espessura que o asfalto e tende a durar até 20 anos, além de suportar cargas mais pesadas, como caminhões e ônibus, sem sofrer deformações ou danos significativos.
O DNIT, órgão responsável pela execução do projeto, pontuou que o cronograma das obras está sendo seguido e que a duplicação da BR-080 trará benefícios significativos para toda a região.