BRASILIANAS | Emirados Árabes doam painel para o Palácio do Buriti

Artista premiada de Abu Dhabi coordenou os trabalhos, que contou com a participação de 50 estudantes do DF

Por William França

A obra, da premiada artista Azza Al Qubaisi, contou com 50 estudantes do DF na sua confecção

Artista premiada de Abu Dhabi coordenou os trabalhos, que contou com a participação de 50 estudantes do DF

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília - A obra "Olho da Tamareira" foi doada pela Embaixada dos Emirados Árabes pelos 50 anos de relações diplomáticas com o Brasil

 

A Embaixada dos Emirados Árabes fez ontem a entrega da obra "Olho da Tamareira", da premiada artista Azza Al Qubaisi, de Abu Dhabi. A peça foi produzida em parceria com 50 estudantes da Escola Parque da 303/304 Norte e dos cursos de artes visuais e design da Universidade de Brasília (UnB).

A obra, que tem 4 metros de comprimento e 1 metro de altura, foi produzida a partir de pedaços de madeiras pintados. O que têm a predominância da cor verde foram pintadas por 20 alunos da Escola Parque. Já os 30 estudantes da UnB usaram a cor azul na confecção. Unem as duas cores as folhas da palmeira de tâmara, produzida em ferro.

A chefe de Departamento de Diplomacia Pública da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, Rafeya Bushenaim, lembrou que a obra marca a comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas entre seu país e o Brasil.

"Azza trouxe o material dos Emirados Árabes Unidos que ela chama de 'palm tree eye' para os estudantes pintarem e expressarem sua criatividade", ressaltou. Segundo ela, a conexão entre as palmeiras do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos pintadas simbolizam o tempo de amizade entre os dois países.

A obra "Olho da Tamareira" está, a partir de agora, à disposição do GDF e deverá ser instalada, de forma permanente, no Palácio do Buriti.

Sobre a artista

Azza Al Qubaisi é uma artista de joias, designer de produtos e escultora, residente em Abu Dhabi (Emirados Árabes). Ela tem bacharelado em Design de Joias e Artesanatos Aliados pela London Guildhall University e mestrado em Indústrias Culturais e Criativas pelo Centre of Excellence for Applied Research & Training (CERT) baseado no Higher Colleges of Technology (HCT).

Ela expôs em exposições individuais e coletivas nos Emirados Árabes Unidos e no mundo todo. Ela foi vencedora do British Council's Young Creative Entrepreneur Awards, bem como do Emirates Woman of the Year Awards. Azza Al Qubaisi recebeu o prêmio Cultural Foundation Art Residency 2021.

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília - As cores verdes foram pintadas por 20 alunos da Escola Parque 303/304 Norte

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília - As cores azuis da obra foram trabalhadas pelos alunos de artes visuais e design da UnB