BRASILIANAS | Tamanduá fêmea é resgatada na Flona com as 4 patas queimadas

A fêmea estava na Floresta Nacional e foi levada para o Zoo. Lá está sendo atendida junto com o filhote de anta, resgatado no Parque Nacional

Por William França

As quatro patas da tamanduá foram enfaixadas para permitir a cicatrização

Uma tamanduá fêmea com as quatro patas queimadas foi resgatada na Floresta Nacional (Flona) de Brasília e levada para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres. Como o estado do animal requeria cuidados, ela foi transferida para o Hospital Veterinário do Zoológico, na tarde da última segunda (23).

A Flona teve quase metade da sua área queimada por um incêndio que durou cinco dias, no início deste mês. O trabalho de resgate de animais na área ainda continua - muitos deles feitos por voluntários.

A tamanduá recebeu curativos - tipo botinhas - tal como o filhote de anta macho, resgatado na semana passada no incêndio que atingiu outra reserva do cerrado, o Parque Nacional de Brasília.

Divulgação/Zoo Brasilia - A tamanduá apresentou queimaduras nas quatro patas

Tratamento com pele de tilápia -- Segundo o Zoo Brasília, a anta segue em recuperação no Hospital Veterinário da instituição. Ele está se alimentando bem, bebendo água, defecando e descansando normal.

Esta semana, a anta começará o tratamento de suas queimaduras com pele de tilápia, que ajuda na cicatrização das patas. A pele de tilápia é usada como um curativo biológico, com vários benefícios em relação a outros tratamentos - muito usada também em humanos.

O trabalho será feito com a supervisão do professor de grandes animais, especialista em doenças do aparelho locomotor, José Renato Junqueira. Ele é professor da Universidade de Brasília (UnB), e atua nos temas ligados a podologia dos ruminantes (estudo das patas, do ponto de vista da sua anatomia e patologia).