No trecho 3 da nova EPIG, serão construídos mais 2 viadutos tipo trincheira, além de 4 passagens subterrâneas para pedestres.Essa obra ainda não começou. Segundo o GDF, tudo deve estar pronto até abril de 2026
Quem passa pelas obras da chamada Nova EPIG (Estrada-Parque Indústrias Gráficas) não consegue entender direito o emaranhado de caminhos e pistas que estão sendo feitos por lá. Até porque, há desvios e construções em vários trechos, simultaneamente. Muita confusão.
Para que o leitor possa entender, a explicação se dará por trechos. A Nova EPIG integra o Corredor Eixo Oeste, que terá uma linha de BRT (ônibus articulado) que deverá ligar o Sol Nascente (após a Ceilândia) até o Eixo Monumental. Todo o trajeto terá 38,7 km de extensão.
Faltando 18 meses para a conclusão do mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB), a equipe técnica do GDF chegou à conclusão que não será possível realizar todo o corredor, conforme havia sido previsto e anunciado pelo próprio Ibaneis.
Por isso, a ordem foi a de acelerar e entregar, ao menos, o novo trecho da EPIG até o prazo limite de desincompatibilização do atual mandato, que será em abril de 2026. Ibaneis terá de deixar o cargo para concorrer ao Senado, como já disse que fará.
"Ao todo, nesse trecho da Nova EPIG, ainda faltam ser feitos 6 viadutos", disse à "Brasilianas" o secretário de Obras, Valter Casimiro. "Ao final, o tráfego fluirá sem uma única interrupção, sem um semáforo", completou.
Além do corredor para o BRT, a Nova EPIG terá ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano. Custo de toda a obra: R$ 160 milhões.
Trechos 1 e 2, já em obras
O marco zero da nova EPIG começa no viaduto final da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) com a Estrada-Parque Taguatinga (EPTG), e segue até a Octogonal. Ele será todo revestido com o pavimento rígido de concreto, considerado mais resistente e durável.
Esse trecho contará com uma nova faixa, além das duas já existentes, destinada exclusivamente ao tráfego de veículos de transporte coletivo. Isso ajudará a evitar o afunilamento da via, garantindo mais fluidez ao trânsito.
O segundo trecho está localizado entre o Setor Policial Sul e a interseção entre a EPIG/Sudoeste/Parque da Cidade. Atualmente, um desvio "esconde" a obra de um viaduto, que vai ligar a Octogonal diretamente com a EPIG, na altura da Polícia Civil - e que, segundo o secretário de Obras, será entregue até o início do próximo ano.
Nessa etapa, ainda estão sendo feitos outros dois viadutos - para que o BRT possa se conectar com a ESPM (Estrada-Parque Polícia Militar). Isso porque o novo sistema de ônibus tanto poderá ir até o Eixo Monumental como fazer a conexão com o Terminal Asa Sul (que também está sendo ampliado).
Recentemente, foi inaugurada uma rotatória para eliminar o retorno utilizado pelos motoristas do Sudoeste que desejam acessar as vias internas da Octogonal. Ela se ligará a este viaduto que está sendo feito junto à Polícia Civil.
Outra etapa também finalizada está no trecho entre a Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, e o Parque da Cidade. Desde o ano passado, ficou pronto o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira. Ele já foi adaptado ao novo desejo da EPIG.
Trecho 3 está pronto. O trecho 4 ainda não começou
O trecho que passa ao lado das quadras 100 do Sudoeste é um dos que terá mais novidades. Nele, serão feitos 2 viadutos tipo trincheira (igual aos que foram feitos na EPNB, que darão acesso ao Riacho Fundo), que passam por baixo da pista principal.
Quem for entrar para o Sudoeste, entre as quadras 104 e 105 (onde hoje existe um semáforo) terá de fazer uma volta um pouco mais adiante, e cruzar a Nova EPIG por baixo. A vantagem é que o fluxo seguirá ininterrupto.
Além desses novos viadutos, serão construídas 4 passagens subterrâneas para pedestres - uma vez que os passageiros vão descer do BRT no canteiro central da nova rodovia. Isso evitará a necessidade de semáforos ou passarelas.
No trecho 4, que está do outro lado da pista do Sudoeste, já está em obras uma nova entrada para o Parque da Cidade, na altura do Estacionamento 3. Com isso, quem vier do Pavilhão de Exposições, por exemplo, não precisará ir até o viaduto que liga o Sudoeste para retornar à EPIG.
Trechos 5 e 6 serão paralelos
No quinto trecho, na altura do Setor de Indústrias Gráficas, será construído mais um viaduto, que levará os carros até o chamado trecho 6 da obra. Atualmente, nesse trecho existe uma pista simples, que passa ao lado do Parque da Cidade, e que será duplicada.
Essa nova pista tem ligação direta com o Eixo Monumental, passando ao lado do Tribunal de Justiça e da sede do Ministério Público do DF. A saída será próxima à atual saída do Parque da Cidade.
Ainda no trecho 5, serão feitas adaptações para que o BRT possa seguir por onde hoje está a pista atual - a que passa ao lado da Câmara Legislativa do DF. Ela será toda de concreto.
Chegando ao final da obra, próximo ao Eixo Monumental, a sexta etapa prevê a readequação do sistema viário para duplicação da via às margens do Tribunal de Justiça e Territórios (TJDFT) e do Ministério Público (MPDFT). Estacionamentos públicos também serão disponibilizados ao longo da pista.