Por: William França

BRASILIANAS | Câmara Legislativa recebe a 1ª Exposição 'Tempo, Vida e Arte'

Donizetti Garcia, Murilo Frade, Flávia Portela (prefeita do Conic), Tarcíso Viriato e Paulo Melo, artistas da exposição | Foto: Paulo Melo/Divulgação

Exposição itinerante de artistas de Brasília com 60 anos ou mais chega à Câmara Legislativa

A galeria do Espelho D'Água da Câmara Legislativa do DF (CLDF) recebe, de 31 de outubro (próxima quinta) a 14 de novembro a 1ª Exposição Tempo, Vida e Arte.

Segundo o curador, Paulo Melo, a exposição pretende mostrar o talento de vários artistas de Brasília com mais de 60 anos. "Esses artistas continuam colaborando com a sociedade de forma ativa e consciente, utilizando suas habilidades e experiências de vida", afirmou.

Para o curador, "o Tempo é nosso amigo ou inimigo". Segundo ele, tudo depende da forma que o utilizamos, percebemos e como o tratamos. "No mundo atual um dos maiores valores que podemos ter é 'o Tempo', temos que saber como distribuí-lo ao longo de nossa vida sem nos estressarmos".

O aspecto "a Vida" da exposição se interliga ao tempo como seu aliado, quando o utilizamos de forma adequada. E podemos ter 'a Arte' como resultado da expressão da Vida ao longo do Tempo. "A união, de forma natural e espontânea da Vida e do Tempo, tem como resultado a Arte que nos proporciona sentimentos inusitados e mágicos", afirma Paulo Melo.

A exposição é itinerante. Ela reúne significativos nomes das artes de Brasília, como Darlan Rosa, Lourenço de Bem, Tarcísio Viriato, Sanagê, Toninho de Sousa, Ricardo Stumm, Fernanda Curado, Mariah Campolina, Vilma Machado, Roselena Campos, Raay Di Castro, Rose Ornelas, Donizetti Garcia, Alda Carvalho, Flávia Amadeu, Paulo Melo, Lia Paes e Murilo Frade.

"Tempo, Vida e Arte" iniciou sua apresentação por Brasília no espaço Boulevard, do Conic, entre os dias 1 e 13 de outubro. Depois se apresentou entre os dias 18 a 20 de outubro durante o Brasília Trends Fashion Week, no Espaço Dúnia Hall, no Lago Sul.

Paulo Melo disse à "Brasilianas" que, diante do apoio e da aceitação da ideia de divulgação dos artistas da terceira idade, já se encontra em processo de seleção a 2ª mostra, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025.

"Teremos algumas novidades, como a interação de um grupo de artistas jovens com a terceira idade de Brasília. A curadoria visa trabalhos criados por duas gerações, visando uma parceria entre os artistas com reuniões e trocas de experiências", afirma o curador. Há, também, a expectativa de o projeto ser levado para outras cidades do país.

Outubro, mês do idoso na CLDF

A Câmara Legislativa havia promovido, entre os dias 8 e 10 de outubro, dentro das ações do Mês do Idoso, a 1ª edição da Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Procuradoria do Idoso da CLDF (PRO 60 ). A iniciativa foi do deputado Chico Vigilante (PT), que é o procurador.