BRASILIANAS | DF ganhará nova linha de metrô ligando 11 regiões

Trem irá conectar a Esplanada dos Ministérios até Santa Maria. GDF contratará os estudos no começo do próximo ano. Projeto será dividido em 4 etapas e levar pelo menos 12 anos para ser concluído

Por William França

Este mapa indica apenas as regiões atendidas pela nova linha do metrô. O trajeto correto ainda será definido

Trem irá conectar a Esplanada dos Ministérios até Santa Maria. GDF contratará os estudos no começo do próximo ano. Projeto será dividido em 4 etapas e levar pelo menos 12 anos para ser concluído

EXCLUSIVO - Além das expansões já anunciadas - e que estão em curso - para as linhas do metrô de Samambaia e de Ceilândia, o Governo do Distrito Federal (GDF) está trabalhando para anunciar, nos próximos dias, a intenção de construir uma nova linha do Metrô. Um outro eixo de transporte por trilhos, contemplando outras 11 Regiões Administrativas do DF que não são atendidas pelas linhas atuais.

A proposta é a de ligar a Esplanada dos Ministérios a Santa Maria, no extremo sudoeste do DF. A linha do trem deverá ser iniciada próxima ao Congresso Nacional e cruzar o Eixo Monumental (nesse trecho, subterrânea), passando pelo Sudoeste, Cruzeiro, Setor de Indústrias (SIA), Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo i, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Gama, até chegar em Santa Maria.

"Estamos discutindo com a área técnica e trabalhando para finalizar os requisitos para fazer a licitação e contratarmos o termo de referência", afirmou a "Brasilianas" o secretário de Obras do DF, Valter Casimiro. "O governador Ibaneis Rocha (MDB) quer anunciar essa nova linha o mais rápido possível", completou.

Essa etapa está sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) e já conta com orçamento de R$ 8 milhões. A expectativa é que a licitação para o termo de referência (também conhecido como projeto básico) seja feita no início de 2025 e que nele contenha a análise de viabilidade da contratação, plano de sustentação, estratégia da contratação e análise de riscos, dentre outros detalhamentos.

Proposta é nova

A ideia de um metrô ligando todas essas regiões é nova. Ela nunca esteve presente em nenhum dos planos e estudos que foram desenhados ao longo das últimas décadas, como o PDTT (Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do DF), desenvolvido pelo Metrô-DF entre 2015 e 2018. Tampouco conta dos estudos que estão sendo discutidos na atualização do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade) - que ainda está em curso.

"A decisão de incluir a Esplanada dos Ministérios nessa proposta é nova. Mas parte dessa linha até Santa Maria já estava sendo pensada, num arranjo de VLT ou de BRT, só que tinha um problema: não tinha condições de integração", explicou Valter Casimiro. Ele completou o raciocínio: "Imagine um monte de linhas recolhendo passageiros e depois alimentando um metrô, por exemplo, lá em Taguatinga? Só que o Metrô já está saturado. Vai colocar todo esse povo onde? Nos horários entre picos? Daí, então, não serve para nada."

Toda essa ideia terá de ser amplamente discutida, assegura o secretário de Obras. Mas, pela experiência que já se obteve nas linhas que ligam a Rodoviária do Plano Piloto a Ceilândia (linha verde) e Samambaia (linha laranja), passando por Guará, Águas Claras e Taguatinga, o trecho que cruza a área tombada de Brasília (a famosa área do PPCUB) terá de ser subterrâneo.

A maior parte da linha será aérea (tal como as atuais), mas alguns trechos poderão ser subterrâneos. O cruzamento da nova linha com a atual deve ser em local próximo ao ParkShopping - que também inclui a rodoviária interestadual do DF.

Sobre prazos e valores

E o valor para a obra? "É muito cedo para estimar", disse Valter Casimiro. Mas certamente deverá contar com financiamentos internacionais. E o prazo? "Bem, esse é um projeto para uns três mandatos, pelo menos", afirmou - o que, na prática, significa ao menos 12 anos.

Mas ele afirma que será possível fazer por etapas. A primeira seria Esplanada até o Cruzeiro e o SIA. "Já tem uma demanda suficiente para começar". A segunda etapa levaria o metrô até o Núcleo Bandeirante ou Riacho Fundo i. "É tranquilo até lá".

Os maiores desafios são levar o trem até o Gama e, depois, na quarta etapa, até Santa Maria. "Lá existe uma baixada, uma descida no terreno, que vai dar 'uma trabalhadinha'", disse o secretário de Obras.

Divulgação/Metrô - A linha verde, que vai até Ceilândia, vai ganhar mais duas estações e chegar próximo a Águas Lindas (GO)

Linhas atuais estão em processo de expansão

As atuais linhas do Metrô começaram a funcionar em 2001. Atualmente, o sistema é composto por 2 linhas, que somam 27 estações em operação (2 ainda não concluídas) e 42,38 km de extensão. Atendem uma média de 135 mil usuários/dia, em dias úteis, segundo a empresa.

Linha Samambaia - Em março, o Metrô-DF assinou o contrato com o consórcio CG - JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, vencedor da licitação para as obras de expansão da linha 1, no trecho Samambaia.

A expansão será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações, nº 35 e nº 36, nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico. Também está prevista a construção de uma subestação retificadora e a implantação dos sistemas fixos referentes à expansão. As obras devem beneficiar uma população de 10 mil pessoas e a previsão de duração das obras é de 4 anos.

O valor do contrato é de R$ 319.751.557,44. Os recursos são do GDF e da Caixa Econômica Federal, por meio de convênio estabelecido no âmbito do programa PAC Mobilidade.

Linha Ceilândia - Em janeiro, o Metrô DF anunciou a licitação para a contratação de empresa (ou consórcio de empresas) para as obras de expansão da linha 1 em Ceilândia. O edital inclui a elaboração dos projetos de engenharia (básicos e executivos) e execução das obras civis das estações 28 e 29, de duas subestações retificadoras, além da implantação dos sistemas fixos.

A expansão será de 2,3 km. No percurso, haverá duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. Projeta-se o acréscimo de 12.000 passageiros/dia.

Divulgação/Metrô - A linha laranja liga o Plano Piloto a Samambaia e terá mais duas estações, em até quatro anos