BRASILIANAS | Entorno no DF só elege prefeitos de centro e de direita
O governadorCaiado (Goiás) elegeu 7 de 11 prefeitos goianos de sua coligação e em 3 tinha afinidade política.E em Unaí, o candidato do governador mineiro Zema perdeu
O governadorCaiado (Goiás) elegeu 7 de 11 prefeitos goianos de sua coligação e em 3 tinha afinidade política. Em Formosa, candidata de Michele Bolsonaro foi surpresa. E em Unaí, o candidato do governador mineiro Zema perdeu
O resultado das eleições do último domingo na região do Entorno do Distrito Federal consolidou um cenário político que vinha sido predominante há alguns anos: somente partidos de direita, ou de centro-direita, conseguiram sucesso à frente das prefeituras. De esquerda ou centro-esquerda, não houve nenhum eleito.
O entorno mais próximo, limítrofe do DF, é formado por 11 municípios goianos. Eles terão 5 prefeitos filiados ao União Brasil, três ao PL, dois ao PP e um do MDB. Também integra essa região a cidade mineira de Unaí, que elegeu um prefeito do PL.
Desse grupo goiano, apenas 3 desses prefeitos eleitos não faziam parte formalmente de coligação ou não tinham o apoio direto do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) ou de seu vice, Daniel Vilela (MDB). Ambos saíram fortalecidos do pleito.
"O governador Caiado ganhou praticamente em todo o Entorno. Esse resultado consolida a direita, não só nesta região, mas em praticamente todo o Estado. Ele ganhou nas grandes cidades e nas mais ricas, também", disse a "Brasilianas" a secretária de Goiás para o Entorno do DF, Carol Fleury.
"E esse resultado se deve à presença do Estado em todos os municípios, com suas políticas públicas. Isso se reflete nas urnas", complementa a secretária. "Achei muito interessante a população saber reconhecer o trabalho que vem sendo feito. A região sempre foi deixada de lado - mas o governador Caiado faz questão de dizer sempre: são municípios goianos."
Para que o leitor possa entender melhor, vamos listar os resultados, por município:
. Águas Lindas: Dr. Lucas (União)
. Cidade Ocidental: Lulinha (PP)
. Cristalina: Dr Luis Otávio (PL)
. Cocalzinho de Goiás: Alessandro Barcelos (União)
. Formosa: Simone Ribeiro (PL)
. Luziânia: Diego Sorgatto (União)
. Padre Bernardo: Joseleide Lázaro (União)
. Novo Gama: Carlinhos do Mangão (PL)
. Planaltina: Delegado Cristiomário (PP)
. Santo Antônio do Descoberto: Jessica do Premium (União)
. Valparaíso: Marcus Vinicius (MDB)
Seis municípios vão ter prefeitos com um novo mandato
Desse grupo acima, a maior surpresa nas urnas no entorno goiano foi o resultado em Formosa. A candidata Simone Ribeiro (PL) não apareceu nas sondagens feitas no município. A expectativa de Caiado era eleger a candidata Delegada Fernanda (PP), que acabou em terceiro. O segundo colocado, Décio (Avante), também tinha a simpatia do governador goiano.
Segundo apurou esta coluna, a candidata fez um trabalho de visita de porta em porta, mais silencioso. Mas o que contou mesmo foi o apoio dado a ela pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro - que endossou a candidatura e fez comícios, além de vídeos.
Os outros 2 candidatos não alinhados a Caiado são o de Cristalina e da Cidade Ocidental. No caso de Cristalina, o apoio era para o candidato do MDB, Jean, indicado pelo atual prefeito, Daniel Sabino. Mas quem levou também foi o candidato do PL, Dr. Luís Otávio.
Na Cidade Ocidental, o apoio de Caiado era para o candidato Antônio Lima (União), mas quem levou foi o candidato Lulinha (PP), que é o atual vice-prefeito.
Desse grupo goiano, os prefeitos de Águas Lindas, Cocalzinho, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina de Goiás foram reeleitos. Além de Lulinha, o atual vice-prefeito de Valparaiso passará agora a ser o titular da prefeitura municipal.
PSDB perdeu Unaí
O PSDB, que tem como atual presidente o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, não conseguiu eleger nenhum prefeito na região do Entorno. O mais próximo foi o de sua terra natal, Pirenópolis, que elegeu Nivaldo Melo.
O mesmo aconteceu no lado mineiro da fronteira. O atual prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho (PSDB) será sucedido por Thiago Martins (PL) - que ganhou de Raphael, candidato do governador Romeu Zema (Novo) por apenas 39 votos.