BRASILIANAS | Cantora e compositora Dre Sarkis lança 'Confusão Mental'

Single, que será lançado na próxima sexta (11), produzido por Leo Pinotti vem acompanhado de videoclipe assinado por Rui Skull e abre caminho para uma série de lançamentos nos próximos meses

Por William França

A cantora e compositora Dre Sarkis, que lança seu single no próximo dia 11

Single, que será lançado na próxima sexta (11), produzido por Leo Pinotti vem acompanhado de videoclipe assinado por Rui Skull e abre caminho para uma série de lançamentos nos próximos meses

Aos 23 anos e com uma trajetória musical que começou há mais de uma década, Dre Sarkis entra em uma nova fase de sua carreira. Com quatro singles lançados entre 2019 e 2022, todos eles em inglês, a cantora e compositora passou boa parte de 2024 às voltas com a produção e gravação de várias músicas. Desta vez, a maioria, em português.

"Comecei a praticar inglês na infância e como algumas das minhas maiores influências cantavam em inglês, acabou sendo natural usar o idioma. Mas chegou a hora de falar mais sobre os meus sentimentos e expressar, na minha língua, o que há de mais profundo em mim", explica a cantora e compositora brasiliense.

A primeira canção dessa nova safra, "Confusão Mental", estará disponível no streaming a partir da próxima sexta, 11 de outubro, e vem acompanhada de videoclipe.

"Confusão Mental" combina elementos do pop internacional num arranjo que traz um tom melancólico do piano em primeiro plano, com batidas envolventes e diferentes texturas ao longo da música. A canção fala de decepção amorosa, sofrimento, perda, desespero, dúvidas, medos e inseguranças.

"É uma música para se identificar e chorar junto, gritar e extravasar sentimentos. É uma sensação que com certeza afeta ou afetou a maioria de nós", revela a artista. O trabalho foi produzido por Leo Pinotti, em São Paulo, onde Dre gravou "Confusão Mental" e outras 15 canções.

"Tivemos várias etapas e longos processos dentro do estúdio, onde a gente se divertiu, mas também teve muita conversa para eu entender quem era a pessoa por trás da artista. A partir daí, começamos o laboratório musical, trazendo todas as composições da Dre e definindo quais fariam sentido para essa nova fase dela. Reparei que em algumas canções ela até chorava gravando e entendi que precisava colocar essa emoção. Ela é uma cantora com muita expressão, com uma identidade muito forte e buscamos usar todo esse sentimento, essa magia, nas músicas, o que resultou num lindo projeto", conta Pinotti.

Já o videoclipe, que teve o roteiro minuciosamente escrito pela artista, leva a assinatura do diretor Rui Skull, foi gravado em Brasília. O ponto de partida foi retratar o desespero, a solidão e a angústia de lidar com o peso de uma situação que não se resolve, causando imenso sofrimento, com ênfase na dor da perda, no sentimento de dependência emocional. Enfim, uma grande confusão mental.

Além da segurança na interpretação de sua bela voz, sempre carregada de emoção, uma das características marcantes de sua arte é a verdade que emprega em suas letras, compondo quase sempre sobre experiências pessoais e abordando-as com franqueza. "Sempre me conectei aos meus artistas preferidos a partir de suas interpretações e é esse tipo de troca que quero desenvolver com quem ouvir a minha música. Tem sido incrível poder cantar, compor, gravar e estar imersa em toda essa colaboração, então é algo que eu realmente desejo que toque as pessoas. A música ocupa uma parte enorme da minha vida e é fundamental na travessia de tantos desafios", declara.

Nana Yung - Making of do videoclipe 'Confusão Mental'

Sobre a artista

Andressa Andrade Sarkis começou a se apresentar aos 13 anos de idade em shows de talento em seu colégio, o Mackenzie, em Brasília. Aos cinco anos já gostava de cantar e aos 10 ganhou um concurso de texto em sua escola, demonstrando talento também para a escrita.

Sua carreira artística se iniciou quando tinha 16 anos, ao participar de um programa musical chamado Vimus, no Rio de Janeiro, ocasião em que lançou o seu primeiro single, "Our Party". Já na caminhada independente, a partir de 2020, apresentou mais três canções autorais: “Every Piece of Me”, “Ordinary Lovers” e “The Language”. A artista tem como principais influências musicais Adele, Taylor Swift, Amy Winehouse, Miley Cyrus, Giulia Be, Billie Eilish, Michael Jackson, entre outros artistas, e tem facilidade em misturar rimas com melodias em sonoridades populares.

Formada em Publicidade e Propaganda, a cantora está perto de se graduar no curso de Jornalismo. Ela dedicou os últimos cinco anos aos estudos, tocando a vida artística, paralelamente. O momento de investir na carreira chegou.

FICHA TÉCNICA

. Composição: Dre Sarkis
. Intérprete: Dre Sarkis
. Direção Musical: Leo Pinotti
. Produção musical: Leo Pinotti
. Arranjo: Leo Pinotti
. Edição: Leo Pinotti
. Selo/distribuidora: Dre Sarkis