BRASILIANAS | Sala Martins Pena: reinauguração será dia 20 de dezembro
A data foi estabelecida entre os órgãos que estão tratando da reforma e restauração do Teatro Nacional – apurou "Brasilianas". Está sendo montado um grande evento para festejar essa etapa da obra
Dez anos após ter sido fechada em razão de problemas de segurança, a reforma da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro já tem uma data para sua inauguração: sexta-feira, 20 de dezembro. Esse foi o cronograma apurado por "Brasilianas" junto aos envolvidos na obra do mais importante espaço cultural do DF.
Por ora, ainda seguem os trabalhos de acabamento, como pintura e restauro dos painéis de madeira e de azulejos de Athos Bulcão. A data escolhida será o último dia útil do GDF neste ano, às vésperas das festas de fim-de-ano. Se tudo correr dentro do previsto, será cumprida a promessa de entregar essa etapa da reforma ainda neste ano.
A Martins Pena tem capacidade para 400 espectadores e é a sala de tamanho intermediário do Teatro Nacional. O Governo do Distrito Federal afirma que está investindo R$ 70 milhões para esta obra - que é a primeira etapa da reforma do teatro.
Há a expectativa de que, ainda no primeiro semestre do ano que vem, seja anunciada a segunda etapa que inclui a Sala Villa-Lobos, que tem 1.400 lugares e é a sede da orquestra sinfônica, a Sala Alberto Nepomuceno (95 lugares), o Espaço Dercy Gonçalves e o anexo (que fica no subsolo). Para essa segunda etapa, estão sendo estimados investimentos de R$ 200 milhões.
Para a inauguração da Martins Pena, está sendo montado um grande evento, sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Entre as atividades, está um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.