BRASILIANAS | BRB agora patrocina piloto brasileiro na F1

Além do futebol do Flamengo, o Banco de Brasília afirma agora que é "o banco do automobilismo" nacional. Além de Gabriel Bortoleto, vai patrocinar manter o patrocínio numa outra equipe concorrente

Por William França - BSB

Gabriel Bortoleto é o primeiro brasileiro a competir na Fórmula 1, em sete anos

Além do futebol do Flamengo, o Banco de Brasília afirma agora que é "o banco do automobilismo" nacional. Além de Gabriel Bortoleto, vai patrocinar manter o patrocínio numa outra equipe concorrente

O Banco de Brasília expandiu seu patrocínio esportivo para além do futebol do Flamengo. A partir do ano que vem, o BRB ocupará um lugar de destaque no uniforme do piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, anunciado semana passada como novidade na Fórmula 1. O banco também patrocina desde julho a equipe BWT Alpine.

Gabriel Bortoleto, 20 anos, o primeiro brasileiro a competir na Fórmula 1 em sete anos, será piloto da equipe Sauber na temporada de 2025. Ele assinou um contrato de múltiplos anos com a equipe, que será renomeada para Audi F1 Team a partir de 2026. Bortoleto será companheiro de equipe de Nico Hülkenberg.

Assim, o BRB estará estampado seu patrocínio em duas equipes distintas na principal (e mais cara) categoria do automobilismo mundial. “Brasilianas” questionou, por duas vezes, qual o valor desses patrocínios. Não houve resposta do banco.

Mas, como ele é uma S.A., terá de demonstrar esses valores em algum dos relatórios obrigatórios, como o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

Ciro Nogueira/Instagram - O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ao lado do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), no GP São Paulo de F1

Mais patrocínios no automobilismo

No dia 2 de novembro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve presente no Autódromo de Interlagos, durante o GP São Paulo de Fórmula 1. Estava acompanhado do presidente do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) – que publicou a foto deles em seu Instagram. Foi por pressão de Ibaneis, flamenguista fanático, que o BRB passou a patrocinar o Flamengo.

Segundo o BRB, desde o ano passado o banco investe na carreira de Gabriel Bortoleto, quando ainda era piloto da Fórmula 3 FIA. Em 2024, ele corre pela Fórmula 2 FIA e vem acumulando vitórias. É o atual líder do campeonato, a duas rodadas da grande final.

Além da F1, o Banco de Brasília tem investido em outras modalidades do automobilismo mundial. Segundo o próprio BRB, ele “se consolidou como Banco do Automobilismo” ao apoiar outras competições como a Stock Car, o Rally dos Sertões, o Campeonato FIA F4 e o Touring Car Racing (TCR). Também apoia pilotos brasileiros de F2, F3, F4, Campeonato Europeu Regional de Fórmula (FRECA) e TCR Brasil e América do Sul.

Gabriel Bortoleto/Instagram - O piloto estampa a logo do BRB em seu uniforme da F2, onde corre atualmente