BRASILIANAS | 'Brasília Mais TI' começa hoje e reúne 1.500 especialistas
O evento vai tratar dos impactos da transformação digital para a sociedade e é considerado o maior encontro sobre tecnologia e inovação do Centro-Oeste
O evento vai tratar dos impactos da transformação digital para a sociedade e é considerado o maior encontro sobre tecnologia e inovação do Centro-Oeste
Por três dias, Brasília será o centro do debate nacional em soluções tecnológicas inteligentes, sustentáveis e inovadoras. A 6ª Mostra de Tecnologia "Brasília Mais TI" ocorrerá de hoje (26) a quinta (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento pretende reunir mais de 1,5 mil empresários e especialistas em inovação do país.
As discussões vão desde como evitar que a Inteligência Artificial destrua a criatividade nas empresas até neuroengenharia e experiências imersivas.
Além disso, o evento terá espaço para networking de mulheres empreendedoras, discussões sobre o uso da Inteligência Artificial na advocacia, um torneio de robótica e um hackathon.
A professora-pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Melissa Webster, estará em Brasília para apresentar seus estudos sobre a adoção e as implicações do ChatGPT e outras IAs generativas no mercado de trabalho e na educação. Sua palestra, intitulada "O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade", será um dos destaques do evento.
Serão mais de 55 painelistas em 12 debates. Entre os palestrantes, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentará detalhes da transformação digital no Estado. Ele implementou a telemedicina em 222 municípios piauienses. Vai destacar a importância dos investimentos em sistemas e soluções tecnológicas para melhorar o acesso da população aos serviços públicos.
De acordo com o organizador do evento, o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Carlos Jacobino, a tecnologia da informação é o pilar fundamental da era digital, com impacto direto na forma como trabalhamos, vivemos, nos desenvolvemos, geramos riqueza e nos comunicamos.
"É impossível imaginar um mundo sem a presença do digital, e a sociedade precisa se preparar para aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer. Há uma grande discussão sobre o papel da IA, mas a tecnologia é parte da solução, por isso devemos nos conectar, humanos com humanos, para entender o que deu certo até agora e o que nos espera no futuro próximo", explica o empresário.
'Brasília Mais TI' é resultado de múltiplas iniciativas
Sob a organização do Sinfor/DF, o Grupo de Fortalecimento do Setor de TI (GForTI) realizará o evento em correalização com o Observatório do Empreendedorismo Feminino (OEMFE), a Associação da Advocacia Trabalhista do Distrito Federal (AATDF) e a Associação Edtech Meetup, uma organização voltada para fortalecer e conectar a comunidade de profissionais e entusiastas da tecnologia educacional (EdTech).
O evento conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), SEBRAE Nacional, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei).
Empreendedorismo feminino em destaque
"Brasília Mais TI" lançará o Observatório do Empreendedorismo Feminino e terá painel sobre mulheres CEOs
Uma iniciativa dedicada à pesquisa, monitoramento, análise e promoção do empreendedorismo liderado por mulheres será oficialmente lançada no Brasília Mais TI.
Trata-se do Observatório do Empreendedorismo Feminino (OEMFE), que visa levantar e fornecer dados, insights e recursos para apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das empreendedoras.
O evento contará com espaço exclusivo para networking de mulheres empreendedoras. "As mulheres empreendedoras contribuem para o crescimento econômico e trazem uma perspectiva inovadora e colaborativa, frequentemente desafiando normas tradicionais de gestão e liderança", avalia o presidente do Sinfor/DF.
Conheça outros pontos de destaque da programação
• Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Luciana Santos, participa de painel sobre tecnologia e meio ambiente.
• CEO do G4F, Gerusa Falcão, a empresária do setor de TI, Luciana Barbosa, e a diretora de redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, falam sobre Brasília e futuros possíveis.
• Painel sobre "Uso de rastros digitais como prova para processos trabalhistas".
• Painel sobre "IA e o mercado jurídico: desafios e perspectivas".
• Painel sobre "Reputação da Empresa e Reputação de seus Executivos: como lidar com a identidade unificada no novo cenário global de riscos e oportunidades".
• Palestra com o secretário de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo, sobre "O uso do poder de compra do Estado".
• Painel: Experiências Imersivas e IA na Jornada AgroTech.
• Pejotização e os Riscos Trabalhistas será tema de palestra do diretor jurídico da ISG S.A., Heyrovsky Torres.