BRASILIANAS | Pavão causa confusão entre vizinhos no Paranoá, é resgatado pelo Zoo e deve morar no Palácio da Alvorada
A ave, que morava havia quase um ano, de forma espontânea, na casa de uma senhora na zona rural do Paranoá foi perseguido por 15 dias e passou outros três escondidos num telhado, com medo de ser capturado. Conheça a história:
A ave, que morava havia quase um ano, de forma espontânea, na casa de uma senhora na zona rural do Paranoá foi perseguido por 15 dias e passou outros três escondidos num telhado, com medo de ser capturado. Conheça a história:
Em uma ação emergencial, a equipe do deputado distrital Daniel Donizet (MDB), em parceria com o Zoológico de Brasília, resgatou um pavão que havia encontrado abrigo espontâneo em um condomínio na zona rural do Paranoá. Após quase 15 dias do início das tentativas, o pavão foi resgatado em segurança na última quinta-feira (21). A ave, que passou o último ano vivendo livremente no quintal de uma moradora, tornou-se alvo de tentativas de captura por vizinhos incomodados.
Descrito como dócil, mas tímido, o pavão chegou à casa da moradora Ivonete Coutinho em agosto de 2023, pousando repentinamente enquanto ela molhava as plantas. Desde então, a ave passou a empoleirar-se em muros e árvores para dormir e se abrigar da chuva. Contudo, nos últimos dias, sua presença gerou reclamações de uma vizinha incomodada com o barulho noturno. A situação escalou para um mutirão de moradores tentando capturar o animal, deixando-o amedrontado e refugiado no telhado de uma casa por três dias consecutivos, sem abrigo seguro.
Preocupada com o bem-estar do pavão, Ana Paula, filha de dona Ivonete, procurou a ajuda do deputado Daniel Donizet, reconhecido por sua atuação em defesa dos animais. "Era urgente proteger esse pavão de qualquer tentativa de captura amadora que pudesse feri-lo. Em conjunto com o Zoológico de Brasília, garantimos um resgate seguro e cuidadoso", afirmou Donizet.
Ivonete expressou sua gratidão pela ação: "Quando o pavão caiu na minha casa, há mais de um ano, ele se tornou parte da rotina. Mas, com as reclamações, fiquei muito preocupada. Estou agradecida ao deputado por essa ajuda."
Após o resgate, o pavão foi encaminhado ao Zoológico de Brasília, onde está em quarentena, após avaliação veterinária completa. Assim que estiver em boas condições, deve ser transferido para o Palácio da Alvorada, onde poderá viver com outros de sua espécie, em um ambiente seguro e apropriado.