Processo de licitação de Samambaia já está concluido. De Ceilândia, aguarda ordem do Tribunal de Contas. Serão cinco novas estações
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, afirma que o início do processo para a implantação de uma nova linha tem como finalidade estimular o transporte público do Distrito Federal e promover a mobilidade urbana.
"A mobilidade urbana é um fator determinante para a qualidade de vida e para o desenvolvimento das cidades. Uma nova linha pode proporcionar significativos ganhos à população dessas Regiões Administrativas, contribuindo para uma cidade mais inclusiva, diversificada e sustentável", afirma.
Expansão para Samambaia
A expansão da Linha 1 está mais adiantada. O processo de licitação para a expansão de Samambaia já foi concluído; o contrato, assinado, e a empresa está elaborando os projetos executivos. O início das obras está previsto para o primeiro bimestre de 2025.
No trecho de Samambaia, a expansão será de 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia. No trajeto, serão construídas duas estações, nº 35 e nº 36, nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico. Também está prevista a construção de uma subestação retificadora e a implantação dos sistemas fixos referentes à expansão. As obras devem beneficiar uma população de 10 mil pessoas.
Expansão para Ceilândia
A expansão de 2,3 quilômetros do trecho Ceilândia aguarda a autorização do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para a republicação do edital licitatório. No percurso, terão duas novas estações, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas. As estações serão construídas entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15. Projeta-se o acréscimo de 12 mil passageiros por dia. Serão construídas ainda duas subestações retificadoras de energia.