Por: William França

BRASILIANAS | Ministério Público do DF fica em 1º lugar em ranking do STJ

O MPDFT ficou em primeiro lugar no ranking do Superior Tribunal de Justiça (STJ) | Foto: Divulgação/MPDFT

Os dados medem o resultado da atuação dos MP´s estaduais e suas vitórias perante a Corte superior

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ficou em primeiro lugar no ranking do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que mensura o número de vitórias obtidas pelos Ministérios Públicos estaduais junto à corte superior. O recorte se refere ao período de janeiro de 2022 a dezembro de 2024.

Dos 257 recursos interpostos pela Coordenação de Recursos Constitucionais (CRC) do MPDFT, o STJ deu provimento a um total de 169 processos. O número representa 66% de sucesso nas causas.

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, atribui o sucesso da instituição na instância superior ao trabalho de excelência que é desenvolvido por membros e servidores na defesa dos direitos da sociedade.

"Ficamos felizes em saber que, apesar de não estarmos entre os maiores Ministérios Públicos do Brasil em termos de estrutura, estamos entre os melhores em resultado. Isso demonstra o elevado compromisso público de nossa equipe", disse.

A coordenadora da CRC, ex-procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa, comemorou. "Alcançar o primeiro lugar é um reconhecimento pelo trabalho árduo e estratégico desenvolvido diariamente para levar aos tribunais superiores casos que representem teses de relevância para a defesa da sociedade. Essa conquista demonstra que o esforço empreendido é capaz de gerar resultados expressivos, que engrandecem e fortalecem a atuação do MPDFT em prol da justiça".