BRASILIANAS | Reabertura da Martins Pena terá programação de cinco dias
A celebração conta com a participação de artistas locais e nacionais, além da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
A celebração conta com a participação de artistas locais e nacionais, além da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Cinco dias de festa vão marcar a reabertura do Teatro Nacional Claudio Santoro, que ocorre com a reinauguração da Sala Martins Pena. Batizada de Projeto Viva o Teatro, a programação será nos dias 18 (quarta-feira), 20 (sexta-feira), 21 (sábado), 22 (domingo) e 23 (segunda-feira) deste mês.
A festa contará com apresentações de artistas locais e nacionais e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). Apenas os dois primeiros dias serão fechados; os demais serão abertos ao público, que poderá fazer a retirada dos ingressos no site Sympla (em data ainda não divulgada).
O dia da reabertura terá a volta da OSTNCS, que se apresentou pela última vez dentro de uma sala do teatro em dezembro de 2013. O grupo residente do espaço estará acompanhado da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, dona do hit "Evidências". A apresentação que levou o nome de "O Novo Ato" e está marcada para as 20h.
Dois dias antes, a programação é dedicada aos profissionais que participaram das obras de restauração do Teatro Nacional, que incluíram a Sala Martins Pena e seu respectivo foyer e as adequações. No dia 18, os profissionais assistirão ao concerto exclusivo da Orquestra Sinfônica, a "Sinfonia do Concreto", que prestará uma homenagem ao esforço de cada um dos trabalhadores na obra do espaço público.
Entre sábado e segunda-feira, a programação será aberta ao público. A programação de sábado (21), batizada de "Recomeço", terá o cantor e violeiro Almir Sater, que fará, às 19h30, um show especial ao som da viola caipira e de suas letras poéticas.
No domingo (22), a programação será voltada às artes cênicas. Sob o título de "De volta aos palcos", o evento terá duas sessões do espetáculo inédito em Brasília, "TelaPlana", da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, às 17h e às 19h30.
Já na segunda-feira (23), Brasília e o rock serão homenageados com show "Hoje é dia de rock", da banda Plebe Rude e convidados, a partir das 20h.
"A reabertura do Teatro Nacional é mais do que uma obra exitosa, é devolver para a população do DF o maior equipamento cultural do país, não só em tamanho, em proporção, mas em grandiosidade e representatividade", destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes. "Estamos muito felizes, emocionados e gratos ao GDF pela parceria e pela possibilidade de fazer parte deste momento histórico", completa.