BRASILIANAS | Estudo analisará integração do metrô com ônibus

Serão levados em conta o Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT/DF) e o Plano de Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU/DF)

Por William França

As empresas terão de considerar inúmeras variáveis que envolvem o transporte público

Serão levados em conta o Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT/DF) e o Plano de Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU/DF)

As empresas que participarão desse estudo de ampliação do Metrô-DF poderão apresentar propostas para a execução de Estudos Preliminares (Funcional e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA).

O valor estimado da contratação é sigiloso de acordo com o art. 34 da Lei nº 13.303/2016 e art. 42 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos do Metrô-DF. Mas, segundo o secretário de Obras, há um orçamento de R$ 8 milhões disponível para essa etapa - que poderá ser acrescido.

Tais estudos têm como objetivo estabelecer o traçado do empreendimento; estabelecer a tecnologia do material rodante do empreendimento; explorar alternativas físico-funcionais à implantação desse traçado; selecionar e detalhar a melhor alternativa físico-funcional para o empreendimento.

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, disse à "Brasilianas" que esse processo de análise técnica se faz necessário para a expansão do Metrô-DF. "A gente precisa ter estudo de viabilidade. Como você ainda não tem um projeto, necessariamente a gente precisa contratar estudos, que são bem mais baratos, bem mais simples, mas eles vão apontar se é viável ou não" explicou.

Isso porque também está no escopo dos estudos analisar a integração dessa possível linha do metrô com a rede de transporte público de passageiros do Distrito Federal, com base no Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do Distrito Federal (PDTT/DF) e no Plano de Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU/DF).

"Temos de ver se essa proposta vai estar dentro da consonância com a atualização do nosso PDTU, que até meados julho de 2025 a gente deve concluir", completou Zeno.