Por: William França

BRASILIANAS | OAB-DF terá assento em conselho do setor produtivo

Integrantes do Codese-DF, presentes na reunião plenária | Foto: Divulgação/OAB-DF

Entidade participará do Codese-DF como entidade mantenedora, e da próxima reunião de diretoria da Fecomércio como convidada

Recém-empossado presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Paulo Maurício Braz Siqueira, conhecido como Poli, inicia sua gestão estreitando laços com o setor produtivo da capital. No próximo dia 27 de janeiro, Poli participará, a convite do presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, da primeira reunião de diretoria da entidade em 2025.

O convite foi formalizado durante a primeira reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF), realizada nesta terça-feira (21) no auditório da OAB-DF. Na ocasião, o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, também convidou a OAB-DF para integrar o conselho como mantenedora, o que garante direito a voto e assento nas comissões temáticas.

Leonardo Ávila ressaltou a relevância da participação de federações e entidades no fortalecimento do Codese-DF. Segundo ele, as entidades mantenedoras têm um papel central nas decisões do conselho. "Temos os consultores, que participam das câmaras técnicas e diretoria, e temos também os mantenedores, que são os que têm direito a voto e definem os rumos do Codese. Para nós, será uma honra ter a OAB-DF não apenas como membro do conselho consultivo, mas como mantenedora", destacou Ávila.

Sobre a inclusão da OAB-DF no Codese, Poli garantiu que a Ordem terá atuação ativa. "Vamos participar das câmaras, indicando advogados e advogadas especialistas em todas as áreas para ajudar a influenciar as políticas públicas do Distrito Federal", assegurou o presidente da OAB-DF.

O DF que a gente quer

O presidente da OAB/DF celebrou o convite e destacou a relevância da parceria estratégica e reafirmou o compromisso da Seccional em contribuir ativamente com o Conselho, com a possibilidade de indicação de advogados e advogadas especialistas para as Câmaras Técnicas. "Vamos atuar diretamente nas discussões, levando a expertise jurídica para influenciar as políticas públicas do Distrito Federal", afirmou.

Já Leonardo Ávila falou da importância das organizações mantenedoras para as decisões do conselho. "Os mantenedores têm um papel estratégico, pois possuem direito a voto e definem os rumos do Codese. Para nós, será uma honra contar com a OAB/DF como mantenedora e parceira ativa no desenvolvimento do Distrito Federal."

Na ocasião, a Codese-DF também foi apresentou o módulo "Gestão das Atualizações das Informações", pertencente à plataforma "O DF que a gente quer", que tem como objetivo monitorar as metas e ações do Codese adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Outro ponto discutido pelo conselho foi a aproximação com Goiás, citando exemplos de sinergia/integração da OAB/DF e OAB/GO. Nas representações da Codese, existem alguns temas relevantes entre as áreas logística e segurança.

Macaque in the trees
O presidente da OAB-DF, Paulo Maurício (Poli), e o presidente da Fecomércio, José Aparecido Freire | Foto: Divulgação/OAB-DF

Parceria com a Fecomércio-DF

A convite do presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a OAB/DF participará da primeira reunião de diretoria da entidade em 2025, que ocorrerá na próxima segunda-feira (27/01).

Durante o encontro, Paulo Maurício Siqueira terá a oportunidade de apresentar as diretrizes da gestão da OAB/DF e debater iniciativas conjuntas. O presidente da Fecomércio-DF ressaltou a importância da colaboração entre as instituições. "Com a participação da OAB/DF, fortalecemos essa corrente de trabalho pelo desenvolvimento do Distrito Federal", afirmou.

Para Poli, a aproximação com o setor produtivo marca o início de uma colaboração estratégica. "É o sinal de abertura para muitos projetos futuros. Em relação ao comércio, advogados e advogadas, ao fim de tudo, são quase comerciantes. A gente também vende serviço. Logo, estamos juntos com a Fecomércio", disse o presidente da OAB-DF.