BRASILIANAS | DF recebeu 26% mais turistas estrangeiros em 2024: mais de 60 mil

Brasília se consolidada como destino internacional. Cerca de 60 mil turistas estrangeiros visitaram a cidade, ano passado

Por William França

Cerca de 60 mil turistas estrangeiros visitaram Brasilia, em 2024

Brasília se consolidada como destino internacional. Cerca de 60 mil turistas estrangeiros visitaram a cidade, ano passado

Segundo os dados da Embratur, entre janeiro e novembro de 2024, o Distrito Federal recebeu cerca de 60 mil estrangeiros, um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. Só em dezembro, a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, registrou 67 mil embarques e desembarques internacionais na cidade.

Os aspectos turísticos de Brasília encantam tanto turistas estrangeiros como os locais, que buscam conhecer, principalmente, a arquitetura, as sedes dos Três Poderes e a beleza natural do cerrado. Só no mês de dezembro, a capital teve aproximadamente 390 mil desembarques no aeroporto da cidade e uma movimentação de 135 mil passageiros na rodoviária interestadual.

"Brasília tem se consolidado como um destino cada vez mais atrativo para turistas nacionais e internacionais. Isso reforça o potencial da nossa capital como um centro de turismo cívico, arquitetônico e cultural, além de destacar o trabalho que temos realizado para promover a cidade em mercados estratégicos", destacou o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem se empenhado para proporcionar o aumento do turismo na cidade. Entre as ações está a intermediação para ampliar o número de voos internacionais e para a criação de stopover nas conexões, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF) e da Secretaria de Turismo (Setur).

Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília - Novas rotas para turistas, como as cicloviárias, têm atraído público

Novas rotas para turistas

Além disso, a capital conta com rotas turísticas criadas pela Setur para auxiliar os turistas a aproveitarem a diversidade de experiências do DF. A coleção é composta por 15 rotas que traduzem a identidade da cidade. Entre as mais novas estão as rotas da uva e do cicloturismo.

O conteúdo pode ser acessado pelo site ou nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) onde há atendimento diário das 8h às 18h. As unidades estão localizadas na Casa de Chá (Praça dos Três Poderes), no Aeroporto Internacional de Brasília, na 308 Sul e na Rodoviária Interestadual de Brasília.

Ao longo de 2024, Brasília foi sede de eventos de grande porte que mobilizaram o turismo e impulsionaram a economia, como a ABAV Expo, maior feira de turismo da América Latina; o Rally dos Sertões BRB, competição que pela primeira vez teve largada e chegada na cidade; os jogos do Campeonato Brasileiro e da Seleção Brasileira; e os shows internacionais, a exemplo de Bruno Mars e Andrea Bocelli. A capital federal já está confirmada como cidade-sede da próxima Copa do Mundo de Futebol Feminina, quando receberá oito partidas da competição.