BRASILIANAS | DF registra recorde nacional de chuvas num único dia
Entre segunda-feira e ontem, o DF foi o local onde mais choveu no Brasil. Nos 14 primeiros dias de janeiro, já choveu 90% da média mensal
Entre segunda-feira e ontem, o DF foi o local onde mais choveu no Brasil. Nos 14 primeiros dias de janeiro, já choveu 90% da média mensal
Depois de bater o recorde nacional de chuvas em um único dia, registrado de segunda-feira para ontem (com 137,4 mm), o Distrito Federal ainda continua sobre risco de chuvas intensas e perigosas no DF. Há risco de ventos fortes, alagamentos e raios na capital.
As chuvas fortes vêm sendo registradas desde domingo. As precipitações têm variado de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h) ou entre 50 e 100 milímetros por dia.
O Inmet tem cinco estações no DF. A unidade de Águas Emendadas (situada na região próxima a Planaltina e Sobradinho) registrou mais de 134,7 mm ontem. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a quantidade "não é comum" para um intervalo tão curto.
A média de chuvas para o mês de janeiro, nessa região, é de 206 mm. Mas já foram registrados 322 mm no acumulado, apenas nos primeiros 14 dias do ano. Isso é 56% maior do que o que era esperado para todo o mês.
Ontem, o Condomínio Residencial Sarandi, em Planaltina, amanheceu coberto por uma forte enxurrada, que atingiu mais de 50 casas. Algumas delas chegaram a desabar, por conta da força da correnteza - que desce até alcançar o rio São Bartolomeu, que faz divisa com a área residencial. Os bombeiros tiveram de usar até mesmo um barco para resgatar vítimas.
Segundo a Defesa Civil do DF, já choveu quase 90% da média prevista para o mês inteiro, que é de 200 milímetros. “Não chegamos nem no dia 15 e estamos com a média de chuva prevista para janeiro. Nos últimos três dias, elas foram muito volumosas, ocasionando alagamentos em algumas áreas. Nosso trabalho é orientar e prevenir a população para evitar situações de risco”, explica o diretor da Gestão de Desastres da Defesa Civil, coronel Eloízio Nascimento.
Defesa Civil orienta população por meio de alertas de SMS
A Defesa Civil intensificou as orientações emitidas pelo sistema de alertas para a população via SMS. O sistema de alerta funciona de forma preventiva para que a população se prepare antes de uma possível situação de risco.
“A ação preventiva é importante. Por exemplo, tivemos um caso da queda de um muro em Águas Claras que ocorreu devido à água acumulada no fundo de um lote. Então é importante que a população saiba como será a chuva na sua região para se preparar com ações como limpar os ralos e as calhas. E também para poder tomar as melhores decisões”, explica.
Atualmente em alerta laranja, o DF registrou nos últimos dias ventos de até 100km/h e o risco de áreas de alagamentos devido à força, ao volume e à intensidade das chuvas. “Esse vento forte está relacionado à época de chuvas, em que as nuvens mais frias se juntam com o ar quente do verão ocasionando ventanias. Esse tipo de vento normalmente vem antes de uma chuva mais torrencial. Então é preciso que a população tenha cautela”, comenta o coronel Eloízio Nascimento.
Como se cadastrar
Para acionar o serviço de alertas da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto ao número 40199. A mensagem de ativação pode ser qualquer palavra, que servirá para acionar o sistema automático. Como resposta, o morador recebe uma mensagem para que envie o CEP, sendo cadastrado assim que o número é enviado.
Também há um número fixo de WhatsApp (61 2034-4611) com um menu interativo que presta serviços de alerta e orientações para ocorrências. Para emergências, acione 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros Militar do DF).