Metrô-DF doa 2 mil itens: entenda o que acontece quando algo é perdido

Objetos esquecidos vão para orfanatos e outras instituições

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Entidades receberam bicletas, livros, bolsas, sapatos, roupas, mochilas, carteiras e outros

Por Mateus Lincoln

O Metrô-DF realizou a doação de cerca de dois mil itens esquecidos por passageiros em suas estações.

Os objetos estavam acumulados no Posto Central de Achados e Perdidos, localizado na Estação Galeria, e em um depósito na Estação 108 Sul, onde permaneceram por mais de seis meses sem serem reclamados pelos donos.

Após esse prazo, eles passaram por triagem e foram encaminhados para entidades assistenciais por meio da Diretoria de Operação e Manutenção, com apoio da Gerência de Projetos Especiais da companhia.

Segundo Renato Avelar, Superintendente de Operação do Metrô-DF, o foco principal da companhia é devolver os pertences aos proprietários. Para isso, foi desenvolvida uma funcionalidade no aplicativo Metrô-DF, que permite registrar extravios e acompanhar as buscas pelo celular.

"A orientação é não desistir da busca, já que agora ficou mais simples. Basta registrar o objeto perdido pelo app, e a equipe verificará entre os itens cadastrados. Caso não seja resgatado, o objeto é destinado à doação para entidades que prestam serviços à população vulnerável", explicou Avelar.

Ele destacou ainda que a prioridade é consultar as secretarias governamentais para identificar entidades cadastradas e conveniadas para receberem as doações.

 

O que as pessoas mais perdem?

De acordo com o Metrô-DF, a lista de objetos mais esquecidos varia ao longo do ano. Nesta época do ano, por exemplo, há aumento no número de guarda-chuvas encontrados. Entretanto, durante todo o período, cartões de crédito, débito e transporte lideram a lista de itens mais frequentemente deixados para trás.

"Cartões estão entre os objetos mais devolvidos aos usuários. Já remédios, mochilas, guarda-chuvas e roupas frequentemente não costumam ser reclamados de volta", informou a companhia.

 

O app

Desde o lançamento da funcionalidade no aplicativo, em setembro do ano passado, 3.192 itens foram cadastrados no sistema, com 521 devoluções realizadas e 241 solicitações registradas por usuários. O Posto de Achados e Perdidos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Estação Galeria. O aplicativo Metrô-DF pode ser baixado gratuitamente em lojas virtuais para sistemas iOS e Android.

Sobre a escolha das instituições beneficiadas, Avelar destacou que a prioridade do Metrô-DF é consultar pastas do Governo do Distrito Federal responsáveis por assistência social para identificar entidades cadastradas e conveniadas. Ele reforçou que o procedimento está em conformidade com normas internas que regulamentam o serviço.