BRASILIANAS | Novacap conhece projeto da nova Piscina com Ondas

Empresa contratada apresentou as propostas para o novo complexo aquático, que será instalado no Parque da Cidade. Previsão de inauguração: julho do ano que vem

Por William França

Croquis do novo parque aquático, que está sendo planejado para o Parque da Cidade

Empresa contratada apresentou as propostas para o novo complexo aquático, que será instalado no Parque da Cidade. Previsão de inauguração: julho do ano que vem

Depois de cumprir o prometido e entregar a Sala Martins Pena do Teatro Nacional dentro do prazo previsto, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) assumiu um outro compromisso com a comunidade brasiliense: vai entregar a Piscina com Ondas, reformada, até o segundo semestre do ano que vem. Vem aí um complexo aquático, no Parque da Cidade.

Na última sexta-feira, a empresa contratada pela Novacap para fazer a reforma do espaço icônico fez a apresentação dos primeiros projetos. A Engemil - Engenharia, Empreendimentos, Manutenção e Instalações Ltda., foi contratada por R$ 18,2 milhões e tem até julho do ano que vem para entregar a reforma. No local, está prevista a instalação de uma nova piscina de ondas, do rio lento, da piscina infantil (baby e kids) e demais edificações do complexo aquático.

Quem viveu a Brasília da década de 1980 guarda até hoje com carinho as lembranças de um local que já esteve entre os destinos preferidos de lazer da cidade. Talvez um dos únicos "democráticos" daquela época - com acesso livre. Para quem não sabe, no estacionamento 7 do Parque da Cidade está localizada aquela que um dia foi a primeira e única piscina com ondas de toda a América Latina.

Ao longo dos quase 20 anos em que ficou aberta - desde a inauguração, em 1978, até ser desativada, em 1997- , a Piscina com Ondas figurou entre os principais refúgios para a seca brasiliense. Não à toa, no auge, suas águas agitadas com ondas de até 1 metro de altura foram capazes de reunir uma média de 10 mil pessoas aos fins de semana.

"Esse novo empreendimento trará um parque aquático moderno para Brasília, impulsionando o turismo e a economia local. Um grande passo para o lazer e desenvolvimento do DF", afirmou a vice-governadora Celina Leão (PP), quando da assinatura da Ordem de Serviço, em outubro do ano passado.

"A piscina com ondas, um dos maiores atrativos turísticos da capital, ficou desativada por vários anos devido a problemas estruturais e falta de manutenção. Com a reforma, a Novacap busca não apenas modernizar as instalações, mas também oferecer um novo espaço de lazer para os moradores de Brasília", afirmou o presidente da companhia, Fernando Leite.

Novacap/Divulgação - A apresentação teve como objetivo a análise dos projetos básicos, exigidos para que os tramites avancem para as etapas de aprovação e, finalmente, de execução

O que foi contratado

A contratação da Engemil contempla, entre outras coisas, a reforma e a ampliação do espaço, o restauro, e a construção, o fornecimento e a instalação de equipamentos e de brinquedos aquáticos, incluindo montagem, realização de testes, comissionamentos, pré-operação e demais operações necessárias e suficientes à entrega final.

Na última sexta-feira, foi realizada a primeira apresentação técnica do parque aquático. A apresentação teve como objetivo a análise dos projetos básicos, exigidos para que os trâmites avancem para as etapas de aprovação e, finalmente, de execução. A empresa contratada detalhou as inovações e alterações previstas para o projeto.

O diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Alberto Spies, destacou o caráter técnico dessa etapa. "Com base no que foi apresentado, as equipes de fiscalização e planejamento da Novacap avaliam e aprovam ou fazem apontamentos no que for necessário. Essa é a primeira análise e, com base nela, os especialistas sugerem os ajustes necessários", explicou.

 

Novacap/Divulgação - Além da piscina com ondas, um rio lento também está sendo previsto no novo complexo