Iniciativa chega à 31ª edição. Restaurantes vão doar R$ 2 por menu para a ONG 'Amigos da Vida', que cuida de crianças portadoras do vírus HIV
O festival gastronômico Brasília Restaurant Week está de volta para sua 31ª edição, prometendo mais uma vez transformar a cidade numa grande experiência. As expectativas são elevadas, com previsões de vender mais de 185 mil menus durante os 30 dias do evento, gerando um impacto econômico superior a R$ 20 milhões na economia local.
Brasília é o terceiro maior polo gastronômico do país, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2024, o mercado gastronômico de Brasília movimentou mais de R$ 73 milhões, empregando cerca de cem mil pessoas, de acordo com Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes (Sindhobar).
A cidade tem cerca de 10 mil bares e restaurantes - mas, o grande diferencial, está na diversidade das cozinhas internacionais. Impulsionada pela presença das embaixadas, a gastronomia de Brasília é múltipla, com pratos sofisticados e releituras criativas.
Chefs locais buscam elevar os padrões da culinária japonesa e italiana. Os pratos mais típicos do Distrito Federal são aqueles com frutas do cerrado, como mangaba, pequi, baru, araticum e cagaita.
"O Restaurant Week é um evento que movimenta a gastronomia, impulsiona a economia local e proporciona experiências únicas para quem vive e visita Brasília. Além de valorizar nossos restaurantes e chefs, essa iniciativa fortalece o setor de turismo e gera oportunidades para todo o trade gastronômico. Estamos prontos para mais uma edição de sucesso, promovendo sabores inesquecíveis e momentos especiais para a nossa cidade", destaca a vice-governadora Celina Leão.
O festival terá início nesta sexta-feira (14) e será realizado até 16 de março com o tema "Diversidade Culinária Regional", resgatando a riqueza e a autenticidade da culinária das diferentes regiões do país. Os menus são divididos em quatro categorias, com preços que vão de R$ 54,90 a R$ 149.
Doações para crianças com HIV
Em 2024, o Restaurant Week atingiu a marca de 30 edições celebradas, sendo 15 anos ininterruptos de festival. À época, também com apoio do GDF, foram mais de 150 restaurantes participantes, movimentando mais de R$ 20 milhões na economia local.
"É uma verdadeira vitrine do potencial turístico da cidade. Nossa capital é reconhecida pela arquitetura singular e pela importância histórica, mas também se destaca como um destino gastronômico, sendo o terceiro maior polo do país", acrescenta o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. "O festival impulsiona a nossa economia, movimentando a rede hoteleira, atraindo visitantes e incentivando a população a redescobrir a cidade por meio da sua culinária".
Além dos menus personalizados a preços acessíveis, o evento gastronômico também convida os clientes dos restaurantes participantes a doar R$ 2 por menu - valor destinado para a organização não governamental Amigos da Vida, que cuida de crianças portadoras do vírus HIV.