BRASILIANAS | Ônibus do Entorno: aumento adiado é primeira vitória política

Após conseguirem a suspensão do reajuste, DF e GO precisam de autorização legislativa para formalizar consórcio interfederativo

Por William França

Resolução da ANTT, publicada em edição extra do Diário Oficial da União no sábado (22) à tarde

Após conseguirem a suspensão do reajuste, DF e GO precisam de autorização legislativa para formalizar consórcio interfederativo

Após conseguirem suspender na tarde de sábado (a poucas horas antes de entrar em vigor) o reajuste de 2,919% previsto para os ônibus semiurbanos do Entorno do DF - com direito a uma raríssima edição do Diário Oficial da União num final de semana - os governos do DF e de Goiás têm agora que buscar a formalização do consórcio desenhado para operar o transporte na região.

Tudo começou na quinta-feira passada (20), quando os mandatários do DF (Ibaneis Rocha) e de Goiás (Daniel Vilela, em Exercício) conseguiram um fato histórico, ao decidirem custearem juntos um subsídio para tornar mais barata a passagem dos ônibus. Metade para cada um.

Também decidiram formar um consórcio para reordenar o funcionamento do transporte púbico de pelo menos 8 municípios dos 33 que formam a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF).

A primeira deliberação veio na própria quinta-feira: uma reunião de secretários dos dois lados decidiu por formalizar um pedido para que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) decidisse suspender mais um reajuste anunciado - o quarto em dois anos. Os ofícios foram assinados pelos dois mandatários e encaminhados ao ministro dos Transportes, Renan Filho.

Assim como Ibaneis Rocha e Daniel Vilela, Renan Filho também é filiado ao MDB. Foi uma troca de apoios entre correlegionários. No dia seguinte, sexta-feira, o ministro determinou à Secretaria-Executiva do Ministério que buscasse a ANTT, a fim de atender o pleito dos governadores do DF e de GO.

Coube ao ministro solicitar à ANTT (que responde pela operação do transporte semiurbano do Entorno) a reversão do aumento. Foram dois "os fatos motivadores" (segundo apurou "Brasilianas"): os ofícios dos dois governadores e o resultado que foi recomendado pelo Grupo de trabalho, criado pelo próprio Ministério dos Transportes, que sugeriu a criação do consórcio.

Na tarde de sábado, a ANTT respondeu oficialmente ao pleito, publicando no DOU a resolução que suspendeu, por seis meses, os efeitos do reajuste. O documento foi assinado pelo diretor-geral em Exercício, Guilherme Theo Sampaio.

Se mantido, o reajuste resultaria num aumento de 43% no custo das passagens dos ônibus semiurbanos, de 2023 para cá. Num contraponto, as passagens do transporte coletivo em Goiânia estão congeladas desde 2018 e, no DF, desde 2019.

Renato Alves/Agência Brasília - Os governadores de Goiás, Daniel Vilela (vice em Exercício), e do DF, Ibaneis Rocha e Celina Leão (vice)

Tempo para novas etapas

Com a suspensão do aumento das tarifas, DF e Goiás ganham tempo para cumprirem os próprios passos legais para formalizar o consórcio interfederativo, que será o principal resultado do Grupo de Trabalho (GT), instituído pelo Ministério dos Transportes, por meio da Portaria nº 129/2024.

Esse GT tem como objetivo o de reduzir tarifas e aprimorar os serviços de transporte público coletivo na região do Entorno. Na próxima terça-feira (25), está marcada a próxima reunião e ela poderá definir pela conclusão dos trabalhos do grupo.

Inicialmente, a intenção de Goiás (que provocou a criação desse GT) era a de que o GDF e o Governo Federal dividissem por três o subsídio ao transporte público no Entorno. Com a negativa federal (por abrir precedentes), foi costurado o acordo em que apenas DF e GO dividiriam esse custo.

Por outro lado, o Governo Federal se comprometeu a investir pesado na infraestrutura da região: obras para viabilizar o BRT já previsto até Luziânia (Eixo Sul), e estudos para tirar do papel o BRT até Águas Lindas (Eixo Oeste) e até Planaltina de Goiás (Eixo Norte). Isso, além da renovação da frota de ônibus (que já ultrapassou, em muito, a idade limite).