BRASILIANAS | 55% dos moradores do DF têm animal de estimação
Pesquisa de amostra domiciliar desvenda curiosidades sobre os moradores do DF. Pesquisa abrange 35 regiões administrativas

Pesquisa de amostra domiciliar desvenda curiosidades sobre os moradores do DF. Trabalho abrange 35 regiões administrativas
A maior parte dos moradores no DF nasceu aqui mesmo. Quando veio de fora, a maior parte é mineira, seguida de perto pelos goianos. Tem pelo menos um celular, assina serviços de streaming pela internet e tem carro.
A maioria se autodeclara de cor parda, e católica. Há o mesmo número de solteiros e casados no DF e, dentre os moradores, muito poucos têm empregados domésticos.
Ah... E a maioria dos que residem no Quadradinho tem pelo menos um animal de estimação e, dentre eles, os cães aparecem como o preferido.
Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (PDAD Ampliada), a pesquisa regional domiciliar mais importante do Distrito Federal. É executada a cada dois anos pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF e CODEPLAN).
A PDAD Ampliada 2024 visitou domicílios localizados nas áreas urbanas e rurais das 35 Regiões Administrativas do DF, além das áreas urbanas dos 12 municípios que compõem a Periferia Metropolitana de Brasília - PMB.
Os resultados estão sendo divulgados gradualmente. Conheça alguns deles:
Como é a população
- No recorte que observa a caracterização da população do DF, a PDAD-A 2024 aponta que a população urbana do Distrito Federal era de 2.982.658 pessoas, sendo que 52,3% do sexo de nascimento feminino.
- A idade média da população é de 34,9 anos. A pirâmide etária (apresentada na figura) traz a distribuição da população por faixas de idade e por sexo.
- Atualmente, há mais moradores no DF com idade entre 40 e 44 anos, tanto homens quanto mulheres.
- No que diz respeito à raça/cor da pele, verificou-se que a resposta mais comum foi parda, para 46,6% dos moradores. Outros 40% se declararam brancos, 11,7% pretos, 1,3% amarelos e apenas 0,5% indígenas.
Divulgação/IPES-DF - Distribuição da população por faixas de idade e sexo no Distrito Federal em 2024
Crenças religiosas
- Em relação à religião, a resposta mais comum foi católica, para 46,8% dos moradores. Os evangélicos somam 28,4%, seguidos pelos espíritas (3,2%) e por praticantes de religiões de matriz africanas (0,7%)
- 17,6% dos moradores do DF declararam que não têm religião. Outros 0,6% se declararam ateus (que não acreditam em deuses e negam a sua existência) e outros 0,5% se disseram agnósticos (acreditam que é impossível saber se deuses existem ou não)
Estado Civil
- Sobre o estado civil, 45% da população com 14 anos ou mais de idade se declararam casados, o mesmo percentual de solteiros.
- Outros 6,2% declararam ser separados ou divorciados e 3,9% eram viúvos
Veículos e motorização
- 59,2% dos moradores de 18 anos ou mais de idade afirmaram ter posse de carteira nacional de habilitação (CNH)
- No que diz respeito à posse de veículos, 63,8% dos entrevistados declararam possuir automóvel, 8,8% informaram ter motocicleta e 36,9% disseram possuir bicicleta
Origem dos moradores
- Quanto à origem dos moradores, 56,9% informaram ter nascido no DF
- Para os que não nasceram no DF, o estado mais reportado foi Minas Gerais, segundo 15,3% dos entrevistados, Goiás (com 13,44%), Bahia (12,2%), Piauí (11,5%) e Maranhão (11,3%).
- Para todos os moradores, o tempo médio de moradia no DF é 25,3 anos
- Sobre aqueles que mudaram de local de moradia, foi questionada a motivação que os levou a fazer isso. Para 36,6% dos responsáveis dos domicílios, acompanhar parentes ou morar com a família ou proximidade com a família foi a principal razão da movimentação.
Comunicação e Internet
- Sobre o acesso à comunicação, 83,5% dos entrevistados declararam possuir ao menos um celular para uso pessoal, enquanto 9,3% declararam possuir ao menos um tablet.
- Quanto ao tipo de linha, 39,3% afirmaram utilizar pré-paga e 41,6% pós-paga.
- Perguntados se acessaram à internet nos últimos três meses, 87,5% dos entrevistados responderam afirmativamente.
- Sobre os meios de acesso, 44,7% se conectaram por meio de computador ou notebook, 97,3% por meio de celular ou tablet, 50% por televisão e 16% por outros meios.
- Em 52,7% das casas havia assinatura serviços on-line, como filmes, músicas, notícias, cursos, esportes etc., enquanto em 34,3% dos domicílios havia serviço de TV por assinatura.
Empregados domésticos
- Em 82,1% os respondentes declararam não haver a contratação de empregados domésticos, sejam mensalistas ou diaristas
- Daqueles que contratam serviços domésticos, 84.9% usam diaristas e apenas 3,9% contratam mensalistas.
- Dos que contratam diárias, 37% usam apenas uma diária por semana e outros 14% apenas uma vez por mês.
Animais de estimação
- Segundo os entrevistados, em 55% das casas havia pelo menos um animal de estimação.
- Dos que responderam sim, pouco mais da metade (50,4%) tinham apenas um animal. Outros 24,6% têm dois, 10% têm três e 15,1% têm quatro ou mais.
- Dos animais de estimação do brasiliense, 45,8% são cachorros, seguidos por 13,3% de gatos, 6,3% de aves e 2,3% de outros tipos de animais