Por: William França

BRASILIANAS | 'Vai de Graça' teve 1 milhão e 700 mil passageiros transportados em 3 dias

"O programa 'Vai de Graça' é um sucesso", avalia o secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Balanço parcial da gratuidade do sistema de tranporte público demonstra aumento médio de 41% no acesso, com aumento de até 86% na demanda por ônibus e outros 103% no metrô no Domingo de Carnaval

Dados parciais da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), obtidos por "Brasilianas", demonstram que o programa "Vai de Graça", realmente, "caiu nas graças" da população do DF.

Além de não terem registrado nenhuma ação de vandalismo ou ocorrência significativa no sistema de transporte público, os gestores do programa indicam que os números demonstram que a população do DF aproveitou bem a gratuidade no feriado de Carnaval (que terminou à 0h00 de hoje).

Nos três primeiros dias da gratuidade (sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval), houve 1.731.477 acessos, somados ônibus e metrô. Se comparados com o ano passado, quando foram transportados 1.227.489 passageiros, houve um acrescimo médio de 41% na demanda.

Houve picos no Domingo de Carnaval, com o Metrô tendo 103% mais passageiros que no mesmo dia do ano passado, e foi registrado 86% de aumento no número de passageiros no sistema de ônibus urbanos.

"O programa é um sucesso!", comemorou o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, em conversa com "Brasilianas". "Temos relatos de usuários também surpresos, positivamente, com o programa", completou.

"Nós nos preparamos. O planejamento foi muito rigoroso, tanto na área de Segurança Pública quanto da operação do sistema. A gente tinha certo desconhecimento do que poderia acontecer, como aumento de demanda de ônibus e, por isso, a gente fez um reforço na frota desde sábado", explicou o secretário. Na segunda-feira, por exemplo, "a metade da frota ja atenderia com tranquilidade a demanda", afirmou Zeno.

O decreto 46.924/2025, que institui a gratuidade no transporte público do Distrito Federal aos domingos e feriados, foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na semana passada (28/02).

Segundo a Semob-DF, a partir do próximo domingo (9) - quando o programa entrará numa regularidade -, a expectativa é que haja um aumento de 30% na demanda por ônibus urbanos e pelo metrô, até então existente para os domingos.

Macaque in the trees
Para atender a demanda carnavalesca, a Semob-DF elaborou uma programação especial de horários e itinerários | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Linhas circulares com aumento

Segundo Zeno Gonçalves, "um fenômeno interessante" foi registrado nesses três primeiros dias da experiência do transporte público gratuito. "Houve o embarque e desembarque das pessoas em deslocamento interno, dentro das próprias Regiões Administrativas - sobretudo nas regiões mais periféricas, distantes do Plano Piloto."

"Isso é muito positivo. Demonstra que as pessoas, de fato, necessitam do transporte públco", explicou o secretário. "Isso demonstra o acerto na decisão", completou.

Os números dos três primeiros dias do Carnaval - quando, pela primeira vez, passou a valer a gratuidade - são expressivos. Hoje (05), a Semob pretende divulgar os números consolidados.

Conheça os números parciais:

Sábado (1º de março)

Aumento de 23,52% na demanda

Transporte de 121 mil pessoas a mais que um sabado normal, comparado ao carnaval de 2024

Total de 625 mil acessos nos onibus

Zero ocorrencia de vandalismo

Frota disponivel com sobra

 

Domingo (2 de março)

Aumento de 86,24% da demanda, comparativamente ao domingo de carnaval de 2024:

- em 2024: 227.716 acessos, com frota de 1.106 onibus

- em 2025: 424.092 acessos, com frota de 1.190 onibus

Zero incidentes

Zero vandalismo

Numeros do Metrô-DF:

- Domingo de Carnaval 2024: 32.765

- Domingo de Carnaval 2025: 66.666

Aumento de 103,47%

 

Segunda-feira (3 de março)

Aumento de 60,74%, comparativamente a segunda de carnaval de 2024:

- em 2024: 424.092 acessos, com frota de 1.190 onibus

- em 2025: 681.688 acessos, com frota de 2.821 onibus (frota de dia util)

Zero incidentes

Zero vandalismo

Números do Metrô-DF:

- Segunda de Carnaval 2024: 65.851 usuarios

- Segunda de Carnaval 2025: 88.676 usuarios

Aumento de 34,6%

 

Macaque in the trees
Gratuidade, já instituída como obrigatória nos domingos e feriados, foi estendida durante o Carnaval | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília