Movimento reúne, nesta primeira etapa, 14 bares, restaurantes e hotéis selecionados por chamamento público
Na próxima terça-feira (11), um grupo de 14 empreendimentos ligados aos segmentos de bares, restaurantes e hotéis começa a se capacitar, na busca de tornar Brasília referência em sustentabilidade ambiental, social e governança - a chamada ESG.
O "Movimento Brasília mais Sustentável" depois deve expandir para outros setores, afirma Valéria Farias, empresária do setor de hotelaria de Brasília e idealizadora da proposta. Ela preside o grupo Like Ü Hotéis e foi pioneira ao receber a certificação "Lixo Zero" de seu negócio.
A intenção desse movimento é, por meio dessas oficinas de capacitação, apresentar diversas temáticas ligadas ao cuidado com o meio ambiente, principalmente no tratamento de resíduos sólidos. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Turismo do DF.
"O objetivo é conscientizar os empresários locais sobre a necessidade da adoção de medidas ESG, para torná-los mais aptos a atender às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e preocupado com o futuro do planeta", explica Valéria Farias.
Para o leitor compreender: o conceito de ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e cada vez mais deverá ser cobrado das empresas.
Busca por certificação para Brasília
Valéria Farias explica os motivos pelos quais o programa "Mais Sustentabilidade" está destinado, no DF, ao setor de serviços e porque almeja adquirir, lá na frente, uma certificação de uma "Cidade Mais Sustentável".
"Brasília não dispõe de grandes indústrias. O PIB brasiliense está concentrado em serviços. Neste ano, devemos chegar próximo de R$ 300 bilhões em riqueza gerada na capital federal. E mais de 95% desse volume advêm desse setor. Precisamos, portanto, deixá-los mais competitivos a partir da incorporação e do aprimoramento de responsabilidade socioambiental em suas práticas comerciais", explicou.
Valéria Farias é filha do então presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, que morreu por complicações da Covid-19 em fevereiro de 2021.
As oficinas serão realizadas a partir do dia 11. "É a primeira etapa do projeto, mas eles seguem outras etapas ", explicou a empresária. "As oficinas vão trazer o que há de mais moderno em práticas sustentáveis e como podemos desenvolver nossos negócios conectados às necessidades do mundo. Este é só um começo de um movimento que pretende tornar Brasília a capital mais sustentável do Brasil."
Conheça os empreendimentos:
Eles foram selecionados, por meio de edital público, para integrarem essa primeira rodada de capacitação em ESG
Brasiliano Restaurante Self Service (Brasiliano); Hplus Administração e Hotelaria Ltda - (Cullinan); Hplus Administração e Hotelaria Ltda - (Athos Bulcão); Hplus Administração e Hotelaria Ltda - (Saint Moritz); Hplus Administração e Hotelaria Ltda - (Vision); Hplus Administração e Hotelaria Ltda - (Fusion); Melia Brasil Administração Hoteleira e Comercial Ltda. (Meliá Brasil 21); Brasília Empreendimentos Serviços e Participações Ltda (B Hotel); Brasil 21 Eventos E Hotelaria Ltda (Norton Restaurante); Gwp & H Alimentação E Negócios Ltda (Joy Hostel); Tomas E Maia Restaurante Ltda (Ticiana Werner Restaurante); GMG Comercio De Alimentos Ltda (Baco Pizzaria - Asa Sul) ; e Fred Gourmet Comercio de Alimentos Ltda (Fred Gourmet).