Por: William França

BRASILIANAS | Pesquisa sobre cenário atual do SCS está em curso

A pesquisa vai traçar um cenário atual do SCS e projetar um modelo urbanístico digital e físico | Foto: Divulgação/Secti-DF

Estudo visa a desenvolver um modelo urbanístico digital e físico, além de ajudar na implementação de um polo tecnológico criativo na região

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) lançou, pouco antes do Carnaval, a pesquisa 'Polo Criativo Tecnológico do Setor Comercial Sul'. A iniciativa tem como objetivo diagnosticar o cenário atual do SCS, desenvolver um modelo urbanístico digital e físico e criar uma plataforma de suporte à estruturação e implementação do Polo Tecnológico Criativo.

O estudo será executado e coordenado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB) em parceria com pesquisadores de urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa faz parte de um conjunto de ações estratégicas do GDF voltadas para a reforma da área central de Brasília.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, essa iniciativa representa um marco na transformação do Setor Comercial Sul: "Nosso objetivo é resgatar o potencial econômico e inovador dessa região, criando um ecossistema que conecte tecnologia, criatividade e empreendedorismo. Com essa pesquisa, damos o primeiro passo para transformar o SCS em um verdadeiro polo de inovação, impulsionando oportunidades e gerando impacto positivo para toda a cidade".

Além de consolidar o Setor Comercial Sul como um hub de inovação e empreendedorismo de base tecnológica e criativa, o projeto visa a impulsionar o crescimento sustentável da região, gerar empregos, atrair novos investimentos e construir um ambiente dinâmico para atividades ligadas à economia criativa.

O estudo fará um diagnóstico do setor e também proporá um sistema de governança e um modelo de negócio para a implantação do Polo Criativo, envolvendo todos os agentes e lideranças locais no processo.