Por: William França

BRASILIANAS | Inéditas no país, 'balanças dinâmicas' irão conferir peso da carga dos caminhões em tempo real

Sala de monitoramento da Via Brasília Segura acompanhará, em tempo real, 14 balanças dinâmicas | Foto: Gilberto Alves/Agência Brasília

Sistema irá identificar, em tempo real, caminhões com cargas acima do permitido. Penalidade será dupla: o veículo será apreendido e terá de ser feito pagamento da diferença à Receita do DF

Uma das grandes novidades do novo sistema de concessão dos pátios de apreensão é a instalação, em 14 pontos das rodovias mais movimentadas do DF, de um sofisticado sistema de radar, que vai medir - em tempo real - o peso das cargas dos caminhões que estiverem trafegando, sem a necessidade de eles pararem. É um sistema inédito no país.

Normalmente, o que existe é uma área, ao lado das rodovias, em que os caminhões são obrigados a parar para que algum fiscal faça a conferência do peso da carga.

Pelo novo sistema, que deve entrar em pleno funcionamento a partir de maio, as 14 "balanças dinâmicas" irão medir o peso dos caminhões em movimento, por meio de um cruzamento de câmeras e sensores.

O CEO do Consórcio Via Brasília Segura, Rudival Júnior, explica como funcionará: "O objetivo é o de evitar que caminhões trafeguem com excesso de peso pelas rodovias. Para isso, sensores instalados na pista irão identificar qual é o peso que está na pista, naquele momento. Com base na leitura on line da placa do veículo, é possível saber a tara do caminhão (peso da estrutura do veículo vazio, sem carga), que é informada pelo fabricante. Daí é possível ver se a carga que ele está transportando está dentro da capacidade do veículo e mesmo da via, ou se está excedendo."

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Os modelos de balança de carga existentes em todo o país são compostos por estruturas paralelas às rodovias, como esta, no Paraná | Foto: Divulgação/DER-PR

Serviço de inteligência policial

Com base nessas informações, caberá aos órgãos de fiscalização: DER-DF, Detran-DF e PMDF fazerem a abordagem do veículo, lavrarem o auto de infração e o encaminharem ao pátio de veículos apreendidos. Será um serviço que irá abordar o veículo certo, um verdadeiro trabalho de inteligência com a ajuda da tecnologia, sem criar tumultos na gestão do trânsito.

"O caminhão só sairá daqui depois que for feito o transbordo da carga e ele tiver dentro da carga permitida", completou Rudival Júnior, acrescentando que também será exigida a conformidade em todos os demais documentos do veículo.

Segundo Rudival Júnior, o sistema tem 95% de assertividade e é um software desenvolvido pelas empresas que integram o consórcio: a Fiscaltech, que é uma empresa líder em radares e atua há 30 anos no setor, e a Vip Gestão e Logística Ltda., que também tem um braço voltado para a realização de leilões.

A estrutura também conta com um centro de monitoramento, com painéis, localizados no pátio de Samambaia.

Nova fonte de receita

"Essa questão das balanças vai trazer receita para o GDF, porque o caminhão que chegou com excesso de peso, além de ser apreendido, vai pagar o excesso para a Receita do DF. Ou seja, se ele tinha na nota que iria pagar imposto por 10 toneladas e está carregando 15, vai ter que pagar por esse excesso", explica o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior. "Além de contribuir para o melhoramento das vias públicas, essa fiscalização vai gerar uma receita a mais para o governo", detalha.

Segundo o diretor do DER-DF, os principais inimigos do pavimento são peso e água. "E quando você instala balanças para controle do peso dos veículos, você valoriza o pavimento e prolonga sua vida útil, esticando o tempo necessário para uma manutenção", acrescenta.

Outro destaque do novo pátio de apreensões é a instalação de painéis de captação de energia solar. As placas fotovoltaicas, fixadas em uma área de 3 mil m², serão capazes de abastecer todos os cinco distritos rodoviários do DER-DF, o Parque Rodoviário e a sede do departamento, gerando uma economia de até 80% na conta de energia do órgão.

"Esse é um projeto pioneiro que contempla três frentes: a guarda, proteção e destinação dos veículos, a fiscalização nas rodovias por meio das balanças e parte sustentável, com a usina fotovoltaica. Esse é um pátio de alto padrão de qualidade, e, após o prazo da concessão, todos os investimentos que fizemos ficarão para o governo. É uma parceria de sucesso e totalmente inédita", defendeu o CEO do empreendimento.