Por: William França

BRASILIANAS | Fecomércio-DF leva Brasília para a maior feira de turismo de Portugal

Delegação de Brasília, capitaneada pela Fecomércio-DfF, no estande do Brasil durante feira de turismo em Portugal | Foto: Embratur/Divulgação

Capital Federal é apresentada por seus atrativos, que vão desde o reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, até os atrativos naturais do bioma cerrado, passando pela Casa de Chá, de Niemeyer

Cultura, história, belezas naturais, boa gastronomia, arquitetura e urbanismo ímpares e outros atrativos mostram que Brasília está muito além de ser apenas a Capital Federal. A cidade foi um dos destaques no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) como rota turística internacional, na 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) - a mais importante feira de turismo internacional de Portugal - , que aconteceu entre os dias 12 a 16 de março.

Inserida no projeto Vitrine Visit Brasil (Feel Brasil), projeto da parceria da Embratur e Sebrae voltado a diversificar a oferta turística do Brasil e a promover experiências turísticas únicas, Brasília foi apresentada com destaque na perspectiva inovadora de sua arquitetura e urbanismo, integrada com os aspectos naturais do cerrado brasileiro, com áreas verdes em meio aos prédios e monumentos, formando um cenário singular adornado pelo seu vibrante céu azul.

No estande do Brasil, foi exibido um vídeo sobre o passeio ciclístico pela cidade, que apresenta os principais monumentos da capital, além de ter sido realizado um sorteio de passagem da empresa aérea TAP. Outro ponto de destaque do evento foi o cooking show e degustação apresentado pelo chef brasiliense Gil Guimarães. Ele é o responsável pelo cardápio da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes - espaço histórico de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer, e um sucesso de público e critica, sob supervisão do Senac-DF.

"A participação do chef Gil Guimarães traz para o público da BTL uma mostra qualificada da mistura de sabores e saberes que caracteriza a riqueza e a diversidade da nossa gastronomia brasileira. Quem visita o Brasil é mergulhado nesse universo de possibilidades que as cozinhas de cada região do nosso país oferecem", afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

"Sem dúvidas, poder sentir os sabores e os aromas brasileiros é mais um atrativo entre tantos outros que têm levado um volume recorde de turistas a nos visitarem, como os quase três milhões que já estiveram no Brasil somente neste ano", completou.

Os destinos brasileiros ocupam o 1º lugar entre os países em viagens de longa distância dos portugueses, à frente dos concorrentes caribenhos. A relação turística entre as duas nações vem crescendo nos últimos anos. O número de turistas portugueses nos destinos brasileiros, por exemplo, aumentou 19,67% entre 2023 e 2024, saltando de 182.463 chegadas no ano retrasado para 218.354 no ano passado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o registro foi de 176.229.

Macaque in the trees
Chef brasiliense Gil Guimarães, que desenvolveu o cardápio da revitalização da Casa de Chá | Foto: Embratur/Divulgação

Brasília como protagonista

Para o presidente do Sistema Fecomercio-DF, José Aparecido Freire, "é uma honra poder participar deste evento e divulgar nossas ações, nossa infraestrutura e nossa cultura para o mundo inteiro". E completou: "O que vemos aqui é a união de entidades focadas no fortalecimento do turismo da nossa capital". Ele estava acompanhado do diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo.

Além do grupo brasiliense, o presidente do Sistema Fecomércio-DF esteve na feira com os presidentes das Fecomércios Marcelo Queiroz (RN), Bernardo Peixoto (PE) e José Marconi Medeiros (PB), que também participam do evento promovendo o turismo e divulgando iniciativas de seus estados.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, participar de eventos internacionais como a BTL em Lisboa é uma oportunidade estratégica para mostrar que Brasília como um destino completo.

"Nossa capital se consolida como um destino completo, com experiências que surpreendem os visitantes, como a Rota do Vinho, que destaca a Vinícola Brasília e a crescente produção vinícola local. Além disso, Brasília se destaca como um polo para grandes eventos, oferecendo infraestrutura de excelência para feiras, congressos, shows e competições esportivas de nível internacional. Queremos reforçar ao mundo que Brasília é um destino vibrante, diverso e pronto para receber turistas e grandes negócios", afirma.

Reconhecida e premiada como novidade do ano de 2024, a Casa de Chá foi um dos destaques no portfólio brasiliense apresentado na capital portuguesa.Já o Sesc-DF, maior agente de turismo social do Distrito Federal, contribui divulgando suas mais de 200 atividades, além de acompanhar novas tendências de mercado que podem ser aplicadas na capital federal.

Entre elas, o turismo de experiência, que promove a imersão na cultura local, já incorporado às iniciativas do braço social do Sistema Fecomércio-DF e consolidado como uma tendência global no pós-pandemia. A prática permite ao visitante vivenciar atividades locais, como conhecer vinícolas e fazendas, vendo de perto a produção de bebidas e alimentos, por exemplo.

Feira atraiu 1.500 expositores

Integram também a delegação brasileira o ministro do Turismo, Celso Sabino e representantes do Sebrae e do trade turístico da capital, como o Brasília e Região Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

A BTL ocorre anualmente desde 1989 e se consolidou como uma plataforma de networking, inovação e conhecimento. Neste ano, a programação incluiu mais de 600 eventos ao longo de cinco dias, entre conferências, workshops, apresentações culturais e experiências interativas.

A edição deste ano da BTL reuniu mais de 1,5 mil expositores, apresentando destinos, culturas e serviços de diversos países, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer as mais recentes tendências do turismo global.

Macaque in the trees
Espaço criado por Oscar Niemeyer se tornou sucesso de público e de crítica | Foto: Divulgação/Senac-DF

Pequenos negócios se beneficiam

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, as estratégias adotadas nas feiras internacionais para aumentar o fluxo de turistas no Brasil contribuem para a geração de emprego e renda para os Pequenos e Microempreendedores.

"Um número significativo de negócios do Turismo é de pequenos negócios. Desta forma, esses acontecimentos permitem o alinhamento de um posicionamento de Brasil perante as lideranças que trabalham no setor, sejam públicas ou privadas. E o Sebrae é um ator fundamental, pois precisamos compartilhar experiências, dando mais clareza aos mais de 97% dos empreendedores, que são de pequenos negócios, para que eles possam atuar na construção de soluções e serviços, que permitem gerar empregos e inclusão no país", afirma.

A Embratur teve como parceiros no evento a TAP Air Portugal, o Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Secretaria de Turismo do Distrito Federal e o Ministério do Turismo.