O GDF está empreendendo esforços para tirar do papel o projeto ainda este ano
"Brasilianas" teve acesso a um planejamento (informal) dos próximos passos que precisam ser seguidos. A listagem (a seguir) não segue uma ordem, mas são situações que precisam sem superadas ou ajustadas, para que a primeira fase do VLT se torne realidade.
O uso dos ônibus elétricos nas linhas urbanas que atendem a W3 Norte e Sul é uma dessas etapas. Vejamos outras:
- conclusão das obras do BRT-Oeste, que passa pelo Setor Policial Sul, que está redesenhando o acesso ao Terminal da Asa Sul (TAS), localizado no final da W3 Sul.
- conclusão da reforma de pisos (eram bloquetes) e abrindo novos acessos para TAS (incluindo um mais curto para o Aeroporto JK) e a melhoria da ligação com a Hípica, que será o terminal Sul do VLT e onde deve ser instalado o Centro Operacional do sistema.
- construção do Terminal da Asa Norte (TAN), que fica no final da Asa Norte (próximo ao Setor Nororeste). A obra, que integra o BRT-Norte, terá plataformas de embarque e desembarque de passageiros, docas para ônibus BRT's e urbanos e estacionamentos, além de paraciclos e faixas de rolamento dos ônibus em pavimento de concreto. O investimento é estimado em R$ 55,8 milhões, com recursos provenientes do GDF.
- corredor de concreto na W3 Norte, a exemplo do que foi feito na W3 Sul, ou a concretagem completa das duas vias (como está sendo feita no Setor de Indústrias Gráficas). O trecho entre as duas.
- definição do trem que irá ser usado no transporte (opção inicial é que seja elétrico e de pneus)
- conclusão da modelagem e dos estudos e viabilidade, para que seja preparado o edital de licitação (internacional) para escolher a empresa (ou consórcio) que irá construir o novo modal de transporte no DF