Por: William França

BRASILIANAS | GDF anuncia reforma em todo o Setor Comercial Sul, e reforço na segurança pública

Alguns dos quiosques do SCS serão remanejados. Já as áreas ocupadas de forma irregular serão desobstruídas | Foto: Divulgação/Seduh-DF

Ibaneis anuncia execução de todas as obras e mudanças aprovadas pelo Conplan e quer deixar, como legado, a revitalização do SCS

O governador Ibaneis Rocha anunciou que o Governo do Distrito Federal (GDF) vai reformar todas as quadras do Setor Comercial Sul (SCS). Atualmente, as quadras 3, 4 e 5 já foram revitalizadas. "Desde o início do governo estamos revitalizando o Setor Comercial Sul. Agora, vamos licitar duas quadras, que já estão (com autorização) na Novacap, a 1 e a 6. E, logo em seguida, faremos a 2. O meu projeto é entregar o Setor Comercial Sul totalmente revitalizado até o final do nosso governo", afirmou.

A promessa de Ibaneis - que deve deixar o GDF em abril do ano que vem - foi feita durante o evento que marcou o início da revitalização do SCS, com a inauguração do maior centro de educação profissional do Senac no DF, ocorrido na tarde da última segunda-feira (24). O Edifício Miguel Setembrino, na Quadra 4, tem capacidade para receber aproximadamente 5 mil alunos e dispõe de 23 salas e 15 laboratórios, com oferta de diferentes cursos, entre eles hotelaria e gastronomia.

O Senac-DF pretende inaugurar no segundo semestre outra unidade no SCS, quando deve ser concluída a reforma do Edifício Jessé Freire, na Quadra 6. Esse prédio abriga os cursos ligados à Tecnologia da Informação (TI).

No evento, anteontem, Ibaneis Rocha anunciou ainda que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) decidiu comprar o prédio do antigo IPEA/BNDES, localizado na Quadra 1 do Setor Bancário Sul.

"Isso é uma forma de mostrar o carinho que nós temos por esse setor tão vital para o Distrito Federal", disse Ibaneis Rocha - que confidenciou que conseguiu seu primeiro emprego no SCS. "E eu tenho certeza que, com isso, a gente investe em geração de renda, geração de empregos e desenvolvimento social", destacou. A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), também estava presente no evento.

Macaque in the trees
Ibaneis Rocha: "O meu projeto é entregar o Setor Comercial Sul totalmente revitalizado até o final do nosso governo" | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Conplan aprovou mudanças

O projeto de reforma das quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) em reunião realizada no último dia 20. A proposta, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), prevê alterações, como a reorganização dos estacionamentos, além de obras para circulação e acessibilidade.

"O projeto procura reduzir o impacto negativo das ocupações irregulares nos espaços públicos das quadras do SCS, como a ocupação inadequada, principalmente de veículos, além de algumas ocupações irregulares de quiosques ou áreas públicas invadidas pelo comércio local no intuito de garantir maior acessibilidade", resumiu o diretor de Espaços Públicos e Qualificação Urbana da Seduh-DF, Clécio Rezende.

Entre os destaques, a proposta inclui a requalificação da calçada da rota acessível que liga a Quadra 1 à Quadra 2, com a implantação de mobiliário urbano e vegetação. Na mesma área, também foi sugerida a readequação do estacionamento para a criação de uma praça com mirante voltado para o Plano Piloto.

No que diz respeito aos estacionamentos, a proposta prevê nova demarcação de vagas — incluindo espaços para carros, motos, pessoas com deficiência (PCDs) e idosos — e criação de canteiros verdes para melhorar a infiltração das águas.

Alguns dos quiosques das quadras serão remanejados e regularizados conforme o plano de ocupação previsto no projeto. Já as áreas ocupadas de forma irregular serão desobstruídas para ampliar a circulação de pedestres.

O projeto das quadras 1 e 2, agora aprovado, fecha uma série de propostas que viabilizaram a reforma de todo o Setor Comercial Sul. As quadras 3, 4 e 5 já tiveram seus projetos aprovados e implantados, enquanto a Quadra 6 conta com projeto aprovado, encaminhado para implantação.

Segurança Pública reforçada

Ibaneis Rocha anunciou ainda que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) vai instalar um Centro de Operações Integradas no local. Desde o final do ano passado, foram iniciados testes com totens autônomos de segurança. A tecnologia é fruto de parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Ciência e Tecnologia (Secti-DF) e a Polícia Militar (PMDF).

Com o objetivo de oferecer maior agilidade e assertividade ao atendimento de emergências nas regiões, os equipamentos são munidos de seis câmeras para captação de imagens ao vivo, botão para acionamento de socorro e sistema de gravação de áudio.