Por: William França

BRASILIANAS | Sistema Fecomércio-DF comemora as novas conquistas

O Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino homenageia o ex-presidente da Fecomércio-DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A inaguração do Edifício Miguel Setembrino marca o inicio da revitalização do SCS, que abrigará ainda outra unidade do Senac-DF

O Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino homenageia o ex-advogado, fundador e ex-presidente da Fecomércio-DF. Segundo a entidade, a abertura do espaço foi possível graças à atualização da legislação feita pelo GDF - em conjunto com a Câmara Legislativa do DF -, que permitiu inúmeras empresas a ocupar espaços vazios no Setor e tantas outras a regularizar a situação, a partir da Lei Complementar nº 1.021/2023. A norma autoriza mais de 300 atividades no Setor, entre elas faculdades, creches e instituições de educação de nível técnico, sendo esta última o caso do Centro de Educação.

"Em 2023, com apoio da CLDF, o governador Ibaneis Rocha sancionou a lei que amplia em quase 300 o número de atividades comerciais autorizadas, incluindo faculdades e empresas de TI, por exemplo. Essa mudança possibilitou o lançamento, no mês passado, de uma pesquisa em parceria com a Secti-DF, a Fundação de Apoio para Projetos de Ensino e a Universidade Católica de Brasília, que irá propor a criação de um polo tecnológico criativo. Essas e outras ações conjuntas reforçam a união do setor produtivo e do poder público no resgate do Setor Comercial Sul como uma região estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do DF", afirmou o presidente da Fecomércio/DF, José Aparecido da Costa Freire.

Macaque in the trees
A nova unidade dispõe de 23 salas e 15 laboratórios, com oferta de diferentes cursos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Espaço privilegiado

Essa atuação é reforçada pelo diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa. "O Senac tem muita satisfação de inaugurar o maior centro de educação profissional do DF. Isso acontece em parceria com o GDF, que permitiu, inclusive, a modernização do Setor Comercial Sul, com reformas e também ampliação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), graças à articulação e à segurança jurídica que o GDF permite agora. Aqui é um local democrático, próximo da W3, próximo do metrô, próximo da Rodoviária do Plano Piloto, vai ser muito importante para a retomada do setor sem dúvida", pontuou.

Para o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Trados, trata-se de um momento muito feliz para a história do sistema e de Brasília. "Estamos priorizando aquilo que não foi priorizado durante 500 anos: que é a instrução. Que sempre foi fundamental para a consolidação da democracia que é o que mais nós propugnamos dentro da nossa instituição. E aliado a isso, homenagear o conselheiro Miguel Setembrino."

O novo centro ocupa um edifício de nove andares e 6.180m², totalmente reformado para oferecer uma infraestrutura moderna. A unidade conta com salas de aula equipadas, laboratórios de última geração e espaços destinados a cursos nas áreas de bem-estar, gastronomia, saúde e turismo.